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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Entenda a Frase "Paramos para aguardar o Trêm da Frente

Quando você está dirigindo seu carro (se é que você tem um), ao se deparar com um sinal vermelho num cruzamento, qual sua atitude? Parar o carro, não é mesmo? Pois bem. Na ferrovia, o tráfego dos trens funciona de maneira similar à uma estrada, onde existem sinais e responsabilidades por quem conduz as composições.

Foto: Notam-se dois trens, dois sinais e três blocos de via
Todas as linhas da CPTM possuem 'circuitos de via', que seriam blocos de sinalização espaçados de maneira regular. O intuito de se manter blocos de sinais é justamente para manter a segurança e um correto espaçamento entre os trens. Similar ao que acontece nas estradas, a movimentação de trens depende desses sinais para tudo funcionar de maneira certa.
Funciona mais ou menos assim: Baseado na figura acima, temos dois trens e três blocos de sinalização. O trem 1 está ocupando o primeiro bloco, enquanto o segundo está livre e o terceiro, ocupado pelo terceiro trem. Digamos que o trem 1 esteja com um problema para partir da estação X e ocupa além do tempo o bloco de sinalização. Com isso, o trem 2, que estava no terceiro bloco com sinal verde, passará para o segundo bloco e encontrará um sinal vermelho. Nisso, o maquinista informa: ''Paramos para aguardar a movimentação do trem à frente''.
Os usuários, muito curiosos, falam que nunca tem um trem a frente. Em certos casos (trens com janelas abertas), alguns colocam a cabeça para fora a fim de ver se, de fato, tem algum outro trem a frente. Não percebem nada. Mas o que acontece: um bloco de sinalização pode ter quilômetros de espaçamento.
Vamos usar um exemplo real: um trem sai de Ribeirão Pires, na Linha 10-Turquesa, sentido Rio Grande da Serra. Ele libera dois sinais até próximo de uma ponte, onde entra em zona de velocidade reduzida. Segue em VR até próximo do sinal 30 de Rio Grande da Serra, que estará vermelho, por conta da presença de um trem na plataforma. Este trem sairá da plataforma, realizará transposição de via e, após passar o último carro pelo AMV (Aparelho de mudança de via), após alguns segundos, o sinal é liberado automaticamente (ou franqueado, como falamos tecnicamente). Em síntese, quando o trem sair da plataforma e trocar de linha, o bloco de sinalização será liberado e o trem citado no início poderá seguir até a plataforma
Nem sempre o 'trem a frente' estará próximo. Ele pode estar a muitos metros de distância. Mas como foi citado logo no início: assim como no trânsito, tudo funciona por meio de sinais. Se o trem parou, foi para manter uma distância segura da composição à frente
 
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