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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Linha 11 Coral- Expresso Leste: A Mais Desconfortável da Malha da CPTM

Passageiros embarcam Apertados na Estação da Luz

Fonte: Baseado em Diário da CPTM

O Expresso Leste é o grande campeão de sobrecarga entre os serviços oferecidos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com uma média de 7,3 passageiros por metro quadrado nos vagões. O número é bem maior do que o limite considerado aceitável (6 passageiros/m²) pelos parâmetros internacionais de medição de conforto em transporte público. Os trens espanhóis, que circulam pela Linha 11-Coral e fazem o percurso entre as estações Luz e Guaianazes em tempo integral, realizam atualmente apenas 24 viagens até o Terminal Estudantes, em Mogi das Cruzes. As recentes estatísticas de lotação evidenciam a necessidade de atendimento da antiga reivindicação da Cidade para redução do intervalo entre os trens e ampliação do serviço. Porém, as perspectivas da CPTM são pouco positivas. A previsão é de que a partir de 2014 o aperto permaneça, com uma média de 5,8 usuários por metro quadrado.

As estatísticas sobre a lotação das seis linhas (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) constam no Relatório da Administração 2011, da CPTM, com data de março de 2012, disponibilizado nos últimos dias no site oficial da Companhia. O documento demonstra que o Expresso Leste tem atualmente uma demanda de 383 mil passageiros por dia, com intervalos de cinco minutos entre os trens, o que dá uma média de 7,3 usuários por metro quadrado. A expectativa é de que o serviço chegue a transportar 557 mil pessoas diariamente a partir de 2014, quando o novo sistema for implantado de forma integral até Suzano. Neste período, o tempo entre a circulação das composições deverá cair para três minutos, sendo que a lotação poderá ser reduzida para 5,8 passageiros por metro quadrado. Essa queda não deverá resultar em conforto, já que ainda ficará quase no limite do aceitável.

Depois do Expresso Leste, a Linha 7-Rubi (que liga as estações Luz e Jundiaí) é a que aparece com maior sobrecarga de usuários. A média de lotação dos vagões é de 7,2 passageiros por metro quadrado, sendo que a perspectiva da CPTM é reduzir este número para 4,5 em 2014. Em terceiro lugar no ranking do desconforto está a Linha 11-Coral, que serve Mogi das Cruzes e corta boa parte do Alto Tietê. As previsões são de drástica redução destes índices depois que o Expresso Leste for implantado até Suzano (leia mais nesta página). A Linha 12-Safira, que também atende à Região passando pelas cidades de Poá e Itaquaquecetuba, tem índices igualmente altos de lotação, com viagens diárias de 218 mil usuários, que representam ocupação de 5,6 pessoas por metro quadrado nas composições.

As linhas 8-Diamante (Julio Prestes/Itapevi) e 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) possuem sobrecarga semelhantes, com médias de 5,2 e 5,1 passageiros por metro quadrado, respectivamente. Já a 9-Esmeralda (Osasco / Grajaú) é a mais confortável atualmente, com o transporte de 4 pessoas/m². As previsões são de que esta seja a linha mais movimentada de toda a rede até 2014,


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