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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CPTM e seus problemas nos Finais de Semana

Os quase três milhões de usuários que trafegam diariamente na CPTM estão se acostumando a uma rotina de defeitos e complicações aos finais de semana. Não bastassem as dificuldades semanais, falhas e atrasos nas composições, aos sábados e domingos a situação piora quatro vezes mais. Intervalos enormes, falta de informação e muita paciência são alguns tópicos que os usuários levam em consideração logo ao passar pelos bloqueios.

O lado do usuário
 
Foto: Locomotiva que faz os Serviços de Manutenção na CPTM

Trem no horário e viagem no tempo certo. Isso basta, para todos aqueles que ainda preferem o trem ao ônibus ou ao próprio automóvel. Desde sempre, é debatido que os passageiros não querem saber de trem novo. Querem saber de chegar no horário, independente do trem que esteja em circulação. A empresa se beneficia aos sábados e domingos com uma boa redução da demanda, para ao menos tentar realizar alguma manutenção em vias, sistemas elétricos e trens. Só que isso afeta quem ainda necessita diretamente dos trens aos finais de semana. Intervalos que oscilam de 11 a 40 minutos são considerados abusivos. Em certos casos, trens não cumprem uma viagem completa e deixam os usuários no meio do caminho, sendo necessário sair de um trem cheio para embarcar em uma composição ainda mais lotada. Ou seja, paga-se por um verdadeiro descaso.

O lado da empresa

O sistema é aberto à operação comercial às 04h em ponto. Mas por volta das 03h10 da manhã, já temos trens saindo dos pátios para as estações ou para pontos estratégicos. Considerando que a operação comercial se encerra 00h (com o último trem saindo de todas as estações terminais) e, cada viagem dura em média uma hora, os trens encerram as atividades por volta de 01h da manhã. Em síntese: 02h10 de pausa para tráfego de dezenas de trens de carga. Não existe tempo hábil para realizar manutenções nas seis linhas da Companhia. Daí a opção de se realizar aos finais de semana, mesmo impactando tanto como nos últimos dois anos. O lado difícil da CPTM é que o sistema já é um colapso por si só. As manutenções nem sempre dão certo, a ponto de terminar um serviço e já abrir falha no mesmo lugar. É algo que chega a ser inexplicável. Do outro lado, técnicos de manutenção se desdobram diariamente para resolver pendências nos trens e entregar, às vezes, no mesmo dia. As falhas nos trens tem sido muito comuns também por despreparo das terceirizadas que realizam a manutenção nos abrigos.

O que existe de fato é um círculo vicioso, que tende a se manter cada vez mais. A Companhia, mal das pernas, tenta se manter da forma que está. Os usuários, cansados de tantos problemas e de tanta lotação, assistem de camarote um verdadeiro show de problemas. E pior, ainda pagam caro por isso.
 
O FERROVIÁRO. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK

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