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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CPTM diz que recursos para 2016 serão semelhantes a 2015

Trens Série 7000 da CPTM
A CPTM contestou a informação divulgada por deputados estaduais de que os investimentos na rede de trens para 2016 previstos na proposta de orçamento enviado à Assembleia Legislativa pelo Governador Geraldo Alckmin serão em torno de 45% menores que a previsão deste ano. Segundo a informação inicial, a redução seria de cerca de R$ 350 milhões.

A companhia estatal, no entanto, diz que este dado não contempla os investimentos para a Linha 13-Jade e a ampliação da Linha 9-Esmeralda.

Segundo a CPTM, os investimentos propostos para 2016 são de R$ 2 bilhões 597 milhões enquanto que em 2015 foram de R$ 2 bilhões 611 milhões, uma redução de 1%.

Na nota, a empresa diz que para a Linha 13-Jade, que está projetada para ligar a cidade de São Paulo à região do Aeroporto Internacional em Guarulhos, o Governo Federal ainda não liberou R$ 250 milhões do PAC da Mobilidade. O mesmo, ainda segundo a CPTM, teria ocorrido com a extensão da Linha 9-Esmeralda, para a qual estão previstos R$ 500 milhões do PAC

Confira a nota completa da companhia enviada ao Blog Ponto de Ônibus:

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que o orçamento previsto para 2016 não caiu 40%, uma vez que a reportagem não está contabilizando o investimento na implantação da nova Linha 13-Jade, a ampliação da Linha 9-Esmeralda, entre Grajaú e Varginha, e aquisição de novos trens. Portanto, a ordem de grandeza dos investimentos previstos para 2015 é semelhante aos recursos estimados para 2016, com aumento de repasses do Estado e na operação de crédito.

A LOA 2016 prevê investimento de R$ 2.597.677.500,00, contra os R$ 2.611.115.790,00 de 2015, uma redução de apenas 1%. O investimento para aquisição de trens aumentou 15%, com a compra de 65 novos trens.

As obras de modernização nas seis linhas terão continuidade, adequando as intervenções ao plano de operação dos trens durante toda a semana, minimizando interferência na circulação. Dessa forma, o orçamento por linha operacional encontra-se aderente ao plano de investimento.

A implantação da Linha 13-Jade, que ligará a capital ao aeroporto internacional de Cumbica, está com o cronograma em dia, apesar de não ter recebido até o momento os R$ 250 milhões prometidos pelo Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade. O Governo do Estado está garantindo a continuidade da obra com recursos próprios e financiamento da Agência Francesa.

Também a ampliação da Linha 9-Esmeralda, que ganhará mais 4,5 km entre Grajaú e Varginha, está em andamento com recursos do Governo do Estado. Embora esteja incluída no PAC do Governo Federal, o repasse de R$ 500 milhões ainda não ocorreu.

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Twitter-Funcionários CPTM

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