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Obras da Linha 13-Jade da CPTM |
A Linha 13 Jade da CPTM,
que ligará o aeroporto de Cumbica à rede ferroviária existente, vai ser
entregue pelo Governo de São Paulo no final de 2017. A linha havia sido prometida para ser entregue em 2014 pelo Ex-Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Depois de desistir do projeto do Expresso Aeroporto por causa do
desinteresse da iniciativa privada em financiar as obras, o governo
anunciou, em Maio de 2013, que a Linha 13-Jade da CPTM iria atender os
passageiros do aeroporto.
Em anúncio da extensão da Linha 13-Jade, em 2013, Fernandes disse que "as
três primeiras estações da Linha 13-Jade, que vão até o aeroporto de Cumbica,
terão 12 km de extensão e serão entregues em Dezembro de 2014. “As desapropriações são absolutamente nulas, então é uma obra
que nós vamos fazer em 16 meses”, ressaltou Fernandes.
Para Alckmin, uma linha de trem leva cerca de 4 anos para ser
finalizada. “A Linha 13-Jade foi licitada em 2012 e começou a obra em 2013.
Uma linha de trem geralmente leva 4 anos, começou em 2013 e vai ficar
pronta em 2017”, afirmou o Governador Geraldo Alckmin no fim da
manhã de hoje (31/08), após participar da inauguração de um novo
trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos, na Grande São Paulo, hoje (3/108/2015).
Inicialmente, a Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão e três estações:
Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), Cecap e Aeroporto de
Guarulhos (em Guarulhos). A estação Engenheiro Goulart será reformada e
ganhará mais uma plataforma, já que uma é destinada aos passageiros da
Linha 12- Safira, que já existe, e outra será reservada para o trem da
Linha Jade. O investimento dessa primeira fase é de R$ 1,2 bilhão.
Dos 12,2 km da linha, 8 km serão elevados e passarão em cima da rodovia
Ayrton Senna, do Parque Ecológico Tietê e rodovia Presidente Dutra.
Durante a cerimônia na Vila Galvão, em Guarulhos, o governador criticou
atraso do governo federal no repasse de verbas do PAC (Programa de
Aceleração do Crescimento).
“Temos R$ 250 milhões do PAC, mas não recebemos nenhum centavo. Então
nós estamos tocando as obras exclusivamente com recursos do governo do
estado”, afirmou sobre a verba prometida pela União para a construção da
Linha Jade.
Em nota, o Ministério das Cidades disse que o "Governo do Estado de São Paulo pediu alteração do objeto para os quais serão destinados recursos pleiteados para a Linha 13 Jade. Diante da mudança de objeto protocolada, o projeto terá de tramitar novamente".
"Vale lembrar que desde 2003, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, tem uma carteira de investimentos para o Estado de São Paulo no valor de R$ 157,017 bilhões, sendo R$ 65,276 bilhões em mobilidade urbana. Já para a cidade de São Paulo, a carteira acumula no total R$ 78,487 bilhões, sendo R$ 56,581 bilhões somente em mobilidade urbana", completa a nota do ministério.
Em nota, o Ministério das Cidades disse que o "Governo do Estado de São Paulo pediu alteração do objeto para os quais serão destinados recursos pleiteados para a Linha 13 Jade. Diante da mudança de objeto protocolada, o projeto terá de tramitar novamente".
"Vale lembrar que desde 2003, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, tem uma carteira de investimentos para o Estado de São Paulo no valor de R$ 157,017 bilhões, sendo R$ 65,276 bilhões em mobilidade urbana. Já para a cidade de São Paulo, a carteira acumula no total R$ 78,487 bilhões, sendo R$ 56,581 bilhões somente em mobilidade urbana", completa a nota do ministério.
Modelo diferenciado
Os trens da Linha Jade terão um modelo diferenciado dos demais e terão bagageiro. “O edital dos trens deve ser licitado agora no mês de Setembro de 2015. São oito trens novos que serão adquiridos já com essa característica”, afirmou o atual secretário de Transportes Clodoaldo Pelissioni.
Indagado sobre o motivo do atraso na entrega da linha, Pelissioni falou
que a dificuldade foi a falta do recebimento de recursos do PAC. “Eram
R$ 250 milhões para se comprar os trens, energia, sinalização, todo o
sistema de telecomunicações, o dinheiro não veio ainda. Então estamos
atrás de alternativas, pois precisamos licitar esses serviços e
executá-los e demora entre um ano e meio e 2 anos”, argumentou. As obras
civis da linha 13 devem ser concluídas no início de 2017.
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de Rafael Stam
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