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terça-feira, 1 de setembro de 2015

Por causa do PAC, Linha 13-Jade será entregue somente em 2018

Obras da Linha 13-Jade da CPTM
Prometida para 2014 e depois para 2016, a entrega da Linha 13-Jade da CPTM vai atrasar novamente e teve o calendário alterado pela segunda vez em nove meses. Segundo o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o trecho que vai ligar a Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana, será inaugurado no final de 2017 ou no começo de 2018.
O Governo do Estado culpa o governo federal pelo atraso no repasse de R$ 250 milhões do PAC. “A dificuldade que nós temos hoje é que tinha sido publicado (no Diário Oficial da União) em abril de 2014 a obra como sendo selecionada pelo PAC, para comprar energia, os trens, sinalização e todo o sistema de telecomunicações, mas infelizmente o dinheiro não veio”, disse Pelissioni, ontem, 31/08/2015, após entregar 12,3 quilômetros do Corredor Metropolitano Guarulhos da EMTU.

Ele acompanhou o Governador Geraldo Alckmin que também criticou a falta do dinheiro, dizendo que sua gestão não recebeu “nenhum centavo”. “Não recebemos nada. Estamos fazendo sozinhos, com recursos do Estado”, afirmou o governador. No ano passado, a gestão estadual já havia culpado a falta de recursos do PAC.

Na época, o Ministério das Cidades afirmou que o repasse do dinheiro não estava atrasado. A pasta esclareceu que após a publicação da portaria com o recurso, seria “demandado um tempo para a análise de toda a documentação necessária e posterior formalização do Termo de Compromisso”.

A Linha 13-Jade terá cerca de 12 quilômetros, três estações e vai passar sobre áreas de proteção ambiental, como o Parque Ecológico do Tietê. Os trilhos serão elevados e também passam por cima das Rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna até chegar a Cumbica. A previsão é que o rama seja utilizado por 120 mil passageiros por dia. Por ligar o Aeroporto de Cumbica ao sistema de trens, os vagões serão equipados com bagageiros. A obra custará R$ 2,1 bilhões.

Fonte da Notícia: Revista Isto É 
Imagem: Portal Via Trólebus

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