Interior de composição do VLT de Santos |
O VLT começou a operar comercialmente,
na região, pontualmente às 9 horas de 31/01/2016. O primeiro dia
foi de pouco movimento e surpresas, pois alguns passageiros não sabiam
que, para viajar, teriam que gastar R$ 3,80 para comprar a passagem do
modal.
Dois trens saíram simultaneamente dos terminais Mascarenhas
de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos), às 9 horas. Depois
de passarem por sete estações, ao longo do trajeto de 6,5 quilômetros,
chegaram ao final da linha às 9h22. Nesta fase, o VLT funciona entre 9 e
16 horas.
O primeiro passageiro a desembarcar em Santos foi o
aposentado José Antônio Soares, de 70 anos (pessoas com mais de 65 não
pagam passagem). Ele pegou o trem na estação José Monteiro, próximo de
onde mora, em São Vicente. “Para mim é vantajoso. Mais rápido e muito
melhor que ônibus”.
Falta de prática
A diarista Josefa Santos Rodrigues, de 41 anos, precisou da ajuda dos funcionários da EMTU para conseguir liberar a catraca, porque não sabia onde passar o cartão de acesso à estação.
Moradoras da Esplanada dos Barreiros, em São
Vicente, Josefa e a filha, Nádia Emanuelle, de 8 anos, embarcaram na
Pinheiro Machado, depois de irem à missa, em Santos. “Para mim, é
ótimo”, disse, se referindo ao percurso feito pelo trem.
O casal
de aposentados Antônio e Josefa Soares, de 76 e 73 anos, tirou o domingo
para passear de VLT. “Eu já tinha andado e hoje (ontem) trouxe ela”,
disse, sorrindo, seu Antônio. Eles não sabiam que quem não paga passagem
(maiores de 65 e menores de 5 anos) tem de passar por catraca
exclusiva.
O professor de artes marciais, Mateus de Carvalho
Barros, de 19 anos, pediu ajuda de um dos vendedores de passagens
(identificados por um colete azul) para saber quanto custa e como o
bilhete de embarque é comprado.
Ele queria ir do Canal 1 ao
Itararé, onde o pai mora. “Quando a linha estiver completa poderei ir
até a Conselheiro (Nébias), onde dou aula numa academia”, prevê.
Fim da linha
Setembro de 2016 é o prazo dado pela EMTU para a conclusão da primeira fase do VLT na região. Para isso, serão necessárias a colocação de trilhos e a construção de mais cinco terminais no trecho de Santos (Bernardino de Campos, Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto).
Quando
isso acontecer, o VLT fará um trajeto de 11 quilômetros entre as duas
cidades. Atualmente, o percurso é de 6,5 quilômetros, entre os terminais
Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos),
passando por outras seis estações.
Já a integração com as linhas
de ônibus municipais não tem prazo para acontecer. Segundo a Prefeitura
de Santos, o assunto está sendo estudado em conjunto com a EMTU.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de VLT Você Também Anda
Nenhum comentário:
Postar um comentário