Pesquisa

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

VLT de Santos teve pouco movimento no primeiro dia de cobrança de tarifa (31/01/2016)

Interior de composição do VLT de Santos
O VLT começou a operar comercialmente, na região, pontualmente às 9 horas de 31/01/2016. O primeiro dia foi de pouco movimento e surpresas, pois alguns passageiros não sabiam que, para viajar, teriam que gastar R$ 3,80 para comprar a passagem do modal.

Dois trens saíram simultaneamente dos terminais Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos), às 9 horas. Depois de passarem por sete estações, ao longo do trajeto de 6,5 quilômetros, chegaram ao final da linha às 9h22. Nesta fase, o VLT funciona entre 9 e 16 horas.
O primeiro passageiro a desembarcar em Santos foi o aposentado José Antônio Soares, de 70 anos (pessoas com mais de 65 não pagam passagem). Ele pegou o trem na estação José Monteiro, próximo de onde mora, em São Vicente. “Para mim é vantajoso. Mais rápido e muito melhor que ônibus”.

Falta de prática
 
A diarista Josefa Santos Rodrigues, de 41 anos, precisou da ajuda dos funcionários da EMTU para conseguir liberar a catraca, porque não sabia onde passar o cartão de acesso à estação.

Moradoras da Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, Josefa e a filha, Nádia Emanuelle, de 8 anos, embarcaram na Pinheiro Machado, depois de irem à missa, em Santos. “Para mim, é ótimo”, disse, se referindo ao percurso feito pelo trem.

O casal de aposentados Antônio e Josefa Soares, de 76 e 73 anos, tirou o domingo para passear de VLT. “Eu já tinha andado e hoje (ontem) trouxe ela”, disse, sorrindo, seu Antônio. Eles não sabiam que quem não paga passagem (maiores de 65 e menores de 5 anos) tem de passar por catraca exclusiva.

O professor de artes marciais, Mateus de Carvalho Barros, de 19 anos, pediu ajuda de um dos vendedores de passagens (identificados por um colete azul) para saber quanto custa e como o bilhete de embarque é comprado.

Ele queria ir do Canal 1 ao Itararé, onde o pai mora. “Quando a linha estiver completa poderei ir até a Conselheiro (Nébias), onde dou aula numa academia”, prevê.

Fim da linha
 
Setembro de 2016  é o prazo dado pela EMTU para a conclusão da primeira fase do VLT na região. Para isso, serão necessárias a colocação de trilhos e a construção de mais cinco terminais no trecho de Santos (Bernardino de Campos, Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto).

Quando isso acontecer, o VLT fará um trajeto de 11 quilômetros entre as duas cidades. Atualmente, o percurso é de 6,5 quilômetros, entre os terminais Mascarenhas de Moraes (São Vicente) e Pinheiro Machado (Santos), passando por outras seis estações.

Já a integração com as linhas de ônibus municipais não tem prazo para acontecer. Segundo a Prefeitura de Santos, o assunto está sendo estudado em conjunto com a EMTU.

Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de VLT Você Também Anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário