Estação Jundiaí (Linha 7-Rubi) |
O Ministério dos Transportes, por meio de portaria, declarou os bens
da extinta RFFSA como reserva técnica
exclusiva ao uso, expansão e aumento da capacidade de prestação do
serviço público de transporte ferroviário. Isso significa que, em
Jundiaí, uma área pertencente à União, de aproximadamente 257 mil m²,
será assumida pelo DNIT, com objetivo de destinação futura à concessão
privada – no caso – à MRS Logística – que já atua no transporte
ferroviário de cargas existente na cidade.
Segundo informou o
DNIT, por meio de sua assessoria de imprensa, com a publicação da
portaria, a empresa “passa a ter o direito de iniciar a implantação de
seu projeto operacional”.
A estimativa da MRS, por meio de um
estudo já realizado, é a operação inicial de mil contêineres por mês.
Serão quatro trens semanais, sendo dois no sentido Jundiaí-Porto de
Santos e outros dois no sentido oposto. Cada trem levará 21 vagões, que
transportam a carga de até 50 caminhões.
De acordo com informações
publicadas no site da Prefeitura de Jundiaí, a MRS estima o início da
operação do Terminal Ferroviário de Jundiaí ainda este ano. Questionada,
a empresa não confirmou a informação e afirmou, por meio de sua
assessoria de imprensa, que mais informações deveriam ser solicitadas ao
DNIT.
A nota enviada pelo órgão federal informa, ainda, que
“restam agora somente os trâmites administrativos para a assinatura de
um termo aditivo ao contrato de arrendamento”. A ANTT é a fiscalizadora do contrato de concessão
e quem aprovará os projetos das obras e fará a liberação para a
operação.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem: Cultura SP
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