Estação da Luz a noite |
No final de 2015, um incêndio atingiu o museu
da língua portuguesa, mesmo edifício que abriga a Estação da Luz,
importante parada do sistema ferroviário paulista e ponto final das Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM.
A estação foi inaugurada em 1867, e por volta de 1890 a SPR, empresa da Primeira Ferrovia do Estado de São Paulo que
ligava o planalto paulista ao litoral, decidiu ampliar a parada em
direção ao rápido crescimento da cidade na época. A nova estação foi
inaugurada em Março de 1901.
O incêndio do ano passado não foi o primeiro. As chamas destruíram a
parada em 1946, dois dias antes da entrega da SPR pelos ingleses ao
Governo da União, devido ao término da concessão de 90 anos. O edifício
foi reconstruído com um andar a mais, e reaberto em 1951.
Atendimento
Em boa parte do século XX, a estação abrigava trens de média e longa
distância, que partiam da Estação da Luz até o final de 1996. De acordo
com o site “Estações Ferroviárias“, o local abrigava composições em direção ao Rio de Janeiro até o ano de 1991.
O local era ponto de partida de pelo menos 3 linhas, quando os trens que
viam da região do ABC (Linha 10-Turquesa) atendiam a região até em meados de 2011. A partir
daí, apenas as Linhas 7-Rubi e 11-Coral passaram a ter o local como ponto final,
além do serviço “Expresso Turístico”, com partidas aos domingos, da Luz
até Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.
Integração Centro
Em meados de 2000 o Governo do Estado lançou o programa “Integração
Centro”, onde era previsto um túnel de integração com a Estação Júlio
Prestes, por onde seria possível o acesso com os trens da Linha
8-Diamante.
Existiu ainda planos de uma nova Estação da Luz,
totalmente subterrânea, que seria construída onde hoje é o Pátio de
manutenção, e abrigaria 4 das 6 linhas da CPTM. O projeto faz parte
do plano de enterramento das vias férreas do eixo Lapa – Brás.
Porém, o projeto acabou sendo deixado de lado com o anúncio de uma
nova estação no bairro do Bom Retiro, anunciado pelo Governo Estadual em
2014.
Curiosidades
– O material usado na construção da Estação da Luz foi importado,
desde pregos a telhas de cerâmica, dos pesos à estrutura de aço. Os
materiais foram trazidos da França, Escócia e Inglaterra;
– A Estação da Luz era originalmente conhecida como a Estação Ferroviária de São Paulo;
– Durante o século passado, a estação tornou-se uma porta de entrada
para os imigrantes, de onde vieram de trem depois que eles chegaram ao
Brasil no porto de Santos;
– Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Condephaat;
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: Embarque na Viagem
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