Trem Série 7000 na Linha 9-Esmeralda |
A extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM, do Grajaú até o Terminal Varginha, na zona sul da capital paulista, só deve
ser entregue em 2017.
A nova data faz parte de um aditamento de contrato com as duas
empresas contratadas para fazer as obras. O trecho de 4,5 quilômetros
deveria ter sido entregue em Dezembro de 2015. O contrato com as
empresas foi assinado em Setembro de 2013, no valor de R$ 272 milhões,
hoje R$ 328 milhões. Toda obra deve ter custo de aproximadamente de R$
780 milhões .
O Governo do Estado de São Paulo atribuiu este atraso a burocracia
relacionada à liberação de verbas do PAC
Ao jornal O Estado de São Paulo, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, critica os critérios do Governo
Federal para liberação dos recursos.
“Aqui em São Paulo, quando fazemos uma licitação, usamos a
modalidade ‘menor preço global’, ou seja: as empreiteiras que saem
vencedoras são as que apresentam o menor curso total para executar nosso
projeto”, explica. “Só que o governo federal usa outro critério, ‘o
menor preço unitário’, que elege vencedora a empresa que apresenta menor
preço para cada um dos itens que compõem o preço final”, continua.
“Assim, passamos meses tentando negociar uma excepcionalidade para
destravar a liberação dos recursos, sem sucesso.” Com essas mudanças, a
parte que o Estado pagaria na obra passou de R$ 284 milhões para R$ 390
milhões, informa Pelissioni.
O dinheiro federal é para intervenções como instalação de equipamentos de via, sinalização de trem, e fornecimento de energia.
O Ministério das Cidades, que é encarregado pela liberação dos
recursos do PAC, informou que faz todas as exigências previstas na
legislação antes da liberação dos recursos para as obras e que só
disponibiliza as verbas se tudo estiver em ordem.
Obras de modernização
Quem utiliza os trens da CPTM já está acostumado com a seguinte frase: “O trecho está interrompido por causa de obras de modernização”, ainda mais aos sábados e domingos.
Mas esta rotina pode terminar no final deste ano. Pelo menos é a promessa do Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, 78% das obras já foram concluídos.
As intervenções começaram entre 2011 e 2012, quando houve uma série
de falhas na CPTM. Segundo a CPTM,
as obras são reflexos de sucateamento da rede ferroviária até os anos
de 1990, quando na metade da década, foi criada a CPTM.
As Linhas 7-Rubi e 9-Esmeralda foram as que receberam as maiores
intervenções. Já a Linha 10-Turquesa, que liga o ABC Paulista à Capital,
foi a que menos teve serviços.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Eduardo Ganança
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