Pesquisa

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Notícia Boa: Trem Série 5000 poderá voltar a circular

A notícia ainda não é oficial, mas que já está ganhando status de novidade. Em novembro do ano passado, noticiamos o fim da série 5000, após quase quarenta anos de operações na zona oeste de São Paulo. Para muitos, um alívio, visto que o trem era causador de muitos problemas. Para outros, os gigantes trens da Linha 8-Diamante ainda fazem falta. Mas uma coisa havia de se concordar: trem confortável.
Em conversa com amigos que trabalham nas oficinas de Presidente Altino, soube de uma informação bastante curiosa e que poderá agitar as páginas ferroviárias nas redes sociais: os trens da série 5000 estão sendo preparados para o retorno. Sim, os trens franceses, com toda a sua história, voltarão aos trilhos da CPTM em breve. Mas não se animem com o trecho principal da Linha 8-Diamante, e não, estes trens não serão modernizados. Segundo as informações, composições com quatro carros (motor-reboque-reboque-motor) serão adaptadas e prestarão serviços na extensão operacional da Linha 8, ligando Itapevi à Amador Bueno.
Mas e aquela história de fazer o trecho Júlio Prestes x Amador Bueno só com os novos trens da série 8000? Pareceu promessa de época eleitoreira mesmo. Pode até ser que um trem da série 8000 faça a estreia do trecho, ou circule no primeiro dia de operação da nova extensão. Mas no dia seguinte, podem notar que lá estarão os sempre eficientes trens franceses. A informação se tornou ainda mais confiável, depois que uma composição com doze carros foi testada desde Presidente Altino até a estação Júlio Prestes, em uma noite da semana passada. Ainda não se sabe quantos trens serão preparados para o trecho, nem quando deverão operar. Agora resta esperar para ver

O FERROVIÁRO, UMA NOVELA SOBRE TRENS. DE SEGUNDA A SEXTA NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.brE TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK

4 comentários:

  1. Observei esta semana (26/06/13) que nas oficinas de P.Altino há movimentação com os trens da 5000, que operaram por 30 anos (e não quarenta) na linha 8. De fato são muito menos velhos e melhores que outros dos anos 50 e poderiam sim com operação de 8 carros ajudar e muito o sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José!
      Os Trens 5000 estão sendo pintados de vermelho e rodarão na extensão Itapevi-Amador Bueno em 2014 com 4 vagões

      Excluir