Anunciado desde 2007, o TAV que ligará a cidade de Campinas ao Rio de Janeiro,
passando pela capital paulista, teve pouco avanço em relação a andamento de
obras, mas ainda continua como promessa do governo federal. Mesmo com críticas
ao projeto, assim como a que o ex-prefeito de São Paulo fez essa semana, quando
pediu à presidente Dilma Rousseff que utilizasse o dinheiro que será gasto nas
obras do trem-bala para a construção de metrô em São Paulo e outras capitais
brasileiras, o governo tem se mostrado disposto a investir na construção do
sistema, e divulgou hoje mais uma alteração em seu projeto.
A obra não será mais da iniciativa privada,
alterando-a assim para uma obra pública, o que não vale apenas para a sua
construção, mas também para a administração do sistema. Com isso, o dinheiro
arrecadado como pagamento das passagens de quem viajar no trem-bala deverá
ajudar a pagar os valores da obra do governo federal, que, de acordo com
estimativas do próprio governo, devem somar em torno de R$35 milhões, valor que
é questionado por partes contrárias à construção do TAV, acreditando que a obra
será muito mais cara.
Tal alteração se deu por diversos motivos, entre
eles o de que facilitará a operação do trem bala, além de que conseguirá, como
obra pública, construir o sistema a preços mais baixos. Ainda, outros
benefícios são previstos, como a arrecadação de mais dinheiro pela exploração
do serviço pelo governo, além de não depender de apenas uma empresa, o que
traria o risco de atrasos nas obras.
Em respostas aos argumentos da oposição de que o
trem-bala será construído com dinheiro que seria investido em transporte
público urbano, o governo diz que sua meta é usar zero do Orçamento para pagar
pela obra. O trem-bala, inicialmente projetado para estar pronto para a Copa do
Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, ainda não tem previsão
de início de obras e provavelmente não estará pronto para nenhum dos dois
eventos
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