Caiu o número de lugares disponíveis para os passageiros na maioria das Linhas da CPTM. Segundo o
relatório de administração da empresa, a oferta média em toda a rede em
dias uteis recuou 3,7% no ano passado, em comparação a 2011.
Aqueda é atribuída às obras de infraestrutura executadas na rede, que, de acordo com o relatório, resultarão na redução do intervalo de trens nas linhas nos próximos anos --ouseja, as composições devem passar com mais frequência nas estações.
Adiminuição ocorreu sobretudo na Linha 8-diamante, que liga a Estação Júlio Prestes, no centro da capital paulista, Estação Itapevi. Nela, a oferta média de lugares em dezembro passado era de 646,8 mil por dia, 15,8% a menos em relação a igual mês de 2011. A Razão disso é o fato dos Trens Série 5000, que tinham 12 vagões, serem subsituidos pelos atuais Série 8000 em Novembro de 2012
Aqueda é atribuída às obras de infraestrutura executadas na rede, que, de acordo com o relatório, resultarão na redução do intervalo de trens nas linhas nos próximos anos --ouseja, as composições devem passar com mais frequência nas estações.
Adiminuição ocorreu sobretudo na Linha 8-diamante, que liga a Estação Júlio Prestes, no centro da capital paulista, Estação Itapevi. Nela, a oferta média de lugares em dezembro passado era de 646,8 mil por dia, 15,8% a menos em relação a igual mês de 2011. A Razão disso é o fato dos Trens Série 5000, que tinham 12 vagões, serem subsituidos pelos atuais Série 8000 em Novembro de 2012
Em seguida, aparece a Linha 7-Rubi. Aoferta de lugares caiu de 593,5 milpara 557,8 mil, o equivalente a 6%. Aredução também se repetiu nas linhas: Linhas 11- Coral, 3,6%; 11-Coral Extensão Operacional, 4,1%; e 10-Turquesa, 0,7%.
As únicas linhas nas quais houve aumento da oferta de lugares foram a 9-Esmeralda e a 12-Safira. Na primeira, a quantidade de lugares cresceu 4% e na segunda, 1%.
Obras
Em nota, a CPTM informou que atualmente enfrenta um "desafio" para executar as obras e, ao mesmo tempo, atender os usuários. "Num esforço hercúleo, a companhia segue recapacitando toda a infraestrutura da rede ferroviária, mantendo a operação", justificou, no comunicado.
Segundo a empresa, na linha 8, os passageiros sentirão os reflexos das obras de melhoria a partir do próximo semestre. Entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, a espera por trens deve cair de 6 para 5 minutos, nos horários de pico. E, no restante da linha, de 12 para 10 minutos.
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