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terça-feira, 21 de maio de 2013

Linhas da CPTM apresentam falha a cada 12 Horas

Lotação na Estação da Luz
Os passageiros que utilizam as Linhas de 11-Coral e 12-Safira da CPTM enfrentam uma falha ou problemas de aumento de intervalo a cada 12 horas. Em dez dias (entre 8 e 17 de maio), foram 20 ‘falhas’.

A maior parte das situações enfrentadas pelos passageiros é com manutenção nas linhas. Em grande parte das vezes, a circulação de trens é interrompida no sábado e no domingo.

Porém, os problemas técnicos praticamente se igualam aos de manutenção. No período de dez dias, sete ocorrências técnicas foram registradas pela CPTM. Na maior parte dos casos, a companhia se limita a justificar que houve um problema técnico e que o mesmo está sendo sanado. Quando isso ocorre, normalmente a Operação Paese é acionada.

Os resultados dessas “falhas” são: a constante indignação dos passageiros, trens superlotados, intervalos que ultrapassam meia hora, entre outros.

O problema mais recente aconteceu na última sexta-feira. Uma falha no sistema de energia elétrica interrompeu a circulação dos trens, entre as Estações Poá e Corinthians-Itaquera, por mais de uma hora. A Operação Paese foi acionada. Mas, o que se viu foram longas filas para conseguir “um espaço” no ônibus disponibilizado. O funcionamento voltou aos poucos. Porém, por volta das 23 horas passageiros reclamavam nas plataformas que a espera pelos trens estavam chegando a quase uma hora. Essa rotina tem se tornado cada vez mais comum na região.

Além dos levantados pelo DS neste período, dois casos chamaram a atenção neste ano. No dia 3 de maio, problemas técnicos interromperam a circulação de trens entre as estações Suzano e Mogi das Cruzes. Na região, quatro estações foram fechadas. O problema durou mais de duas horas. Mais de 55 mil pessoas foram prejudicadas.

Antes disso, no começo de abril, um problema técnico ocorrido no CCO da Estação Bras interrompeu a circulação de trens e fechou 12 estações na região. A paralisação aconteceu às 13 horas. A circulação foi normalizada nas linhas da região por volta das 18 horas.

Solução

O cenário não deve mudar tão cedo, o presidente da CPTM disse, em recente visita a Mogi das Cruzes, que os problemas técnicos estão acontecendo por conta das obras de modernização e reforma das estações. Ou seja, os problemas só devem terminar em 2016 quando todas as estações da Linha 11 e 12, na região, foram reformadas.

Para Bandeira, a única solução para esse cenário problemático seria fechar a linha para as reformas e manutenção o que é considerado inviável.

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