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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Trecho Amador Bueno- Itapevi... sai ou não sai?

Trens Série 4800 na Estação Amador Bueno (2010)
 
Há pouco mais de dois anos, a CPTM dava por encerrada a operação ferroviária que ligava as estações Itapevi e Amador Bueno. Em condições completamente precárias, trens e paradas (estações sem qualquer infraestrutura, onde o embarque era liberado para qualquer um) simplesmente estavam esquecidos no tempo por parte da empresa. Ciente do problema, a diretoria da empresa decidiu encerrar a operação gratuita para começar uma completa reestruturação do trecho: demolição de estações, retirada da bitola métrica e uma nova bitola (agora, no padrão adotado pela companhia, que é de 1,60 m), compra de novos trens e recuperação de apenas duas das quatro estações: Santa Rita e Amador Bueno.

Pois bem. O prazo inicial dessa recuperação era de apenas 18 meses, espaço em que tudo seria concretizado de acordo com a diretoria. Infelizmente, como tudo no Brasil, a obra atrasou. Com a mudança na gestão da CPTM, metas e objetivos foram completamente alterados e o trecho de extensão passou a ser prioridade de entrega somente para o ano de 2014, extrapolando em 3 anos a meta antes estabelecida. O trecho, atualmente, é atendido por ônibus gratuitos, que saem da estação Itapevi e perfazem todo o trajeto que outrora era realizado pelo lendário trem Toshiba.
 
Mas o que lidera o ranking nesse trecho não é a lotação, mas sim a insatisfação dos usuários. O que fora prometido ainda hoje é uma vaga promessa. Pessoas ligadas à ferrovia estiveram em Amador Bueno tempos atrás e puderam constatar que as obras estão a passos de tartaruga. Em Amador, a plataforma da 'nova' estação será a mesma da utilizada até então, apenas com cobertura completa (algo que poderia ter sido feito antes, com alguma boa vontade do Governo). A insatisfação dos usuários com o serviço PAESE é notável: diariamente, problemas com a empresa Benfica (que realiza o trajeto) são constatadas, o que faz acreditar que o serviço realizado esteja mesmo sendo de péssima avaliação pela população.

Ainda faltam dois anos para a entrega do trecho. Os trens Toshibas já foram aposentados há mais de dois anos e estão esquecidos no pátio de Presidente Altino. A população ainda aguarda pelo retorno do trem à Amador Bueno, que lhes foi tirado após tantos problemas

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