Trens Série 4800 na Estação Amador Bueno (2010)
Há pouco mais de dois anos, a CPTM dava por
encerrada a operação ferroviária que ligava as estações Itapevi e Amador Bueno.
Em condições completamente precárias, trens e paradas (estações sem qualquer
infraestrutura, onde o embarque era liberado para qualquer um) simplesmente
estavam esquecidos no tempo por parte da empresa. Ciente do problema, a
diretoria da empresa decidiu encerrar a operação gratuita para começar uma
completa reestruturação do trecho: demolição de estações, retirada da bitola
métrica e uma nova bitola (agora, no padrão adotado pela companhia, que é de
1,60 m), compra de novos trens e recuperação de apenas duas das quatro estações:
Santa Rita e Amador Bueno.
Pois bem. O prazo inicial dessa recuperação era
de apenas 18 meses, espaço em que tudo seria concretizado de acordo com a
diretoria. Infelizmente, como tudo no Brasil, a obra atrasou. Com a mudança na
gestão da CPTM, metas e objetivos foram completamente alterados e o trecho de
extensão passou a ser prioridade de entrega somente para o ano de 2014,
extrapolando em 3 anos a meta antes estabelecida. O trecho, atualmente, é
atendido por ônibus gratuitos, que saem da estação Itapevi e perfazem todo o
trajeto que outrora era realizado pelo lendário trem Toshiba.
Mas o que lidera o ranking nesse trecho não é a
lotação, mas sim a insatisfação dos usuários. O que fora prometido ainda hoje é
uma vaga promessa. Pessoas ligadas à ferrovia estiveram em Amador Bueno tempos
atrás e puderam constatar que as obras estão a passos de tartaruga. Em Amador, a
plataforma da 'nova' estação será a mesma da utilizada até então, apenas com
cobertura completa (algo que poderia ter sido feito antes, com alguma boa
vontade do Governo). A insatisfação dos usuários com o serviço PAESE é notável:
diariamente, problemas com a empresa Benfica (que realiza o trajeto) são
constatadas, o que faz acreditar que o serviço realizado esteja mesmo sendo de
péssima avaliação pela população.
Ainda faltam dois anos para a entrega do
trecho. Os trens Toshibas já foram aposentados há mais de dois anos e estão
esquecidos no pátio de Presidente Altino. A população ainda aguarda pelo retorno
do trem à Amador Bueno, que lhes foi tirado após tantos problemas
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