De todas as falhas ocorridas nas seis linhas da CPTM, cerca de 70% são oriundas dos trens em
operação. A informação é do próprio Governador Geraldo Alckmin.
Alckmin comemorou a entrega do Novo Trem Série 8500 semana passada e disse que as falhas devem diminuir.
No entanto, o passageiro ainda deve conviver com composições antigas por um bom tempo.
“A frota operacional é de 135 trens. Para atender a demanda no
horizonte 2020 (intervalos de 4 min, sinalização e energia
modernizadas), a CPTM precisa ter 284 trens. Assim, serão necessárias
novas aquisições para atingir esse número. E nesses 135 atuais estão
tanto trens novos quando à frota antiga. Assim, ainda é cedo para
aposentar trens antigos. A CPTM precisa comprar 84 trens novos para
acrescentar à sua frota e substituir outros 38 para substituir as frotas
1100, 1400, 1600, 4400 e 5400. Caso substituam a frota 2100 (pouco
provável), serão necessários mais 24 trens, num total de 62 trens
antigos. Isso sem contar as frotas 1700 (ainda operacional) e 5550
(parada por falta de peças)”.
Vale lembrar que o contrato de troca do sistema de sinalização está
suspenso, conforme nota enviada pela CPTM. Sem a nova funcionalidade é praticamente impossível reduzir o tempo de espera nas seis linhas da companhia.
Fonte da notícia: Portal Via Trólebus
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