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segunda-feira, 11 de julho de 2016

Entrega de novos pátios da CPTM sofrem com atrasos

Anunciados para dar suporte às composições da CPTM pelo menos cinco pátios de manobras ou não ficaram prontos ou estão subutilizados.

Em 2012, a CPTM abriu licitação para construção do Pátio Bolívia, que seria usado para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Porém segundo a assessoria da companhia, a empresa “suspendeu temporariamente o contrato de obra”, sem dar maiores explicações.

Já em Francisco Morato, era previsto outro estacionamento de trens, mas segundo a CPTM, a implantação “está vinculada a obra da Estação Francisco Morato, que já está em processo de contratação”.

A parada da Linha 7-Rubi começou a ser construída em 2010, mas o processo teve problemas com construtoras, questões judiciais, de terreno e políticas, fazendo com que a obra sofresse alterações no prazo. O Governo Estadual prevê conclusão entre 2018 e 2019.

Outros dois pátios na região Leste e Alto Tietê, os de Guaianazes e Engenheiro Manoel Feio, que deveriam atender às Linhas 11-Coral e 12-Safira, não estão em plena capacidade. No espaço da Zona leste, das quatro vias, apenas em duas são vistos trens, e no de Itaquaquecetuba, vagões sem utilização ocupam espaço que seria reservado as composições operacionais.

A CPTM não informou o motivo da interrupção do processo de obra do Pátio Mauá, que seria destinado à operação dos trens da Linha 10-Turquesa

Faltam espaços

Os novos locais serviriam não apenas para estacionamento da frota, mas como aprimoramento na estratégia operacional da CPTM. A companhia adquiriu 65 novas composições das séries 8500 e 9500 mas a empresa não teria espaço adequado para a estocagem dos trens.

Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus

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