O Governador Geraldo Alckmin analisa uma proposta para repassar a
operação de duas das seis linhas da CPTM para a iniciativa privada.
A
negociação envolve os serviços das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que
transportam juntas mais de 1 milhão de passageiros por dia e são
consideradas nobres na rede de trens por diferentes motivos.
A Linha 8-Diamante, que liga a cidade de Itapevi ao centro da
capital paulista, é a que tem melhores níveis de manutenção de toda a
malha da CPTM.
Já a Linha 9-Esmeralda, que beira a Marginal Pinheiros, passa por importantes áreas
empresariais, de comércios e escritórios, como a região da Berrini.
A
informação foi confirmada à Folha pela Secretaria de Governo e pela
Triunfo Participações e Investimentos, empresa que manifestou interesse
em uma PPP. Integrantes da gestão Alckmin já
deram indicações favoráveis à ideia.
O Secretário de
Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,
declarou em reunião do conselho estadual que gerencia as PPPs que a
proposta para as linhas da CPTM "aponta potencial redução de custos
frente à atual situação".
O Secretário da Fazenda, Renato Augusto
Villela dos Santos, disse que "a racionalização se faz necessária em
época de pouco recurso".
Dependente
A CPTM,
diferentemente do Metrô, é uma empresa que não consegue se sustentar
com as próprias pernas –ou seja, com a tarifa paga pelos passageiros e
com a exploração comercial de outros serviços, como lojas nas estações.
No
ano passado, 40% das receitas da companhia vieram de aportes do Estado,
em total de quase R$ 1 bilhão –aumento de 18% na comparação com os
repasses de 2014.
Como a rede é deficitária, repassar a operação
comercial de duas linhas à iniciativa privada pode significar
enxugamento de despesas.
Em troca da exploração das linhas, a
empresa interessada se compromete a fazer a modernização, a adequação da
parte de infraestrutura e a construção de novas estações.
A Linha 9-Esmeralda, que hoje liga Osasco ao Grajaú, tem em andamento um plano
de expansão para chegar até Varginha, no extremo sul. A CPTM reconhece,
porém, que as obras caminham em ritmo aquém do esperado.
Apesar de
a Triunfo ter encaminhado a sugestão de PPP ao Governo por meio de uma
MIP, seria preciso
abrir a possibilidade a outros interessados, por meio de concorrência.
A
empresa, que já tem concessões nas áreas de portos, aeroportos e
rodovias, não divulga dados sobre estimativa de investimentos, prazo de
concessão e contrapartidas do Estado. A Triunfo diz apenas que "aguarda
um posicionamento do Governo Paulista sobre a proposta".
Trabalhadores
Rogério
Santos, diretor do Sindicato Sorocabana, que reúne os cerca de 2.500
funcionários das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, critica a forma como esse
processo sobre a concessão tem sido conduzido.
"Não houve qualquer
consulta nem articulação para amenizar os reflexos aos trabalhadores.
Não sabemos quais serão as consequências disso. Falta transparência e
publicidade nesse assunto."
O Conselho Gestor do Programa Estadual
de PPP´s disse que a proposta "segue em análise
devido à sua complexidade" e que ainda não há data para que seja
examinado em reunião do órgão. A CPTM afirmou que "aguarda decisão do
Conselho Gestor das PPPs".
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Nenhum comentário:
Postar um comentário