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"A
Linha 13-Jade começa em Engenheiro Goulart, passa pela Linha 12-Safira e
vem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. As obras das estações
estão 30% já executadas. Estamos com 2.500 trabalhadores nessa obra”,
disse Alckmin ao reafirmar que a construção civil é importante para a
geração de emprego e renda. O Governador ressaltou, ainda, que a obra é
feita com recursos do Estado de São Paulo e financiamentos de órgãos
internacionais, já que o Governo Federal não repassou os R$ 250 milhões
previstos no PAC Mobilidade, em 2013, para a obra.
Atualmente,
os trabalhadores estão envolvidos na obra, com atividades executadas
nas estações Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto-Guarulhos,
na implantação do trecho em elevado e no remanejamento da área em
superfície da Linha 12-Safira para que seja feita a
parte inicial da Linha 13-Jade, além das obras de ampliação das passagens
inferiores de Engenheiro Goulart e Jardim Piratininga.
O
trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas
proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por
700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Nesse trecho, além da
execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, também já
foram içadas 296 vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde
posteriormente será implantada a via férrea.
Até
o final da obra, serão içadas mais 488 vigas, totalizando 784, que
sustentarão 7,9 km em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e
pesa 96,8 toneladas. Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o
Rio Tietê.
O projeto beneficiará
os moradores de ambas as cidades, principalmente a população usuária do
transporte público. A demanda projetada indica que a nova linha deverá
atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.
Investimento
O
investimento previsto é de R$ 2,2 bilhões, dos quais R$ 1,2 bi foram
obtidos para obras civis por meio de financiamento da AFD. O BEI está
financiando R$ 340 milhões para compra de trens. A contrapartida do
Estado é de R$ 239,7 milhões.
Em Janeiro de 2016, o Governo do Estado autorizou a publicação das
concorrências para contratação dos sistemas de sinalização, de
monitoramento de vias e de telecomunicações, que seriam financiadas com
recursos do PAC da Mobilidade. Sem receber os recursos prometidos pelo
Governo Federal, o Governo do Estado obteve financiamento junto ao BNDES
para possibilitar o andamento das contratações. Também foi autorizada a
publicação para contratação de 8 novas composições. O investimento
total nos sistemas e trens está estimado em cerca de R$ 600 milhões. Com
essas contratações, a conclusão do empreendimento está prevista para
início de 2018. Quando a Linha 13-Jade estiver em operação, a tarifa
cobrada será a mesma praticada no sistema metroferroviário.
Fonte da Notícia e Imagem: CPTM
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