O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Suzano na manhã de hoje (11/02/2016) para fazer a entrega da primeira etapa das obras
de reconstrução da Estação Suzano, que atende a Linha 11-Coral da CPTM. O
prédio, que começou a ser reformado em 2011, a princípio, deveria ter
sido inaugurado em 2013. No total, foram nove adiamentos. A nova estação
será aberta ao público às 4h de amanhã (12/02/2016).
De acordo com Alckmin, com a nova estação, a região receberá mais
viagens do Expresso Leste. "A partir de amanha [sexta 12/02] serão mais seis
trens do Expresso Leste para evitar baldeação. Isso é 20% a mais de
trem. Em Março de 2016 a Linha 11 da CPTM receberá mais dois novos trens séries 8500 com
ar-condicionado", explica o governador. Antes eram 24 viagens e, a
partir desta sexta, serão 30.
De acordo com o Governo do Estado, nesta primeira etapa, das 14 escadas
rolantes já instaladas, 6 entrarão em operação e, dos 4 elevadores
implantados, 3 operam. Os demais equipamentos, segundo o governo,
integram a segunda etapa, quando a estação terá uma nova plataforma.
Segundo o governador, uma nova licitação será aberta para a escolha da
empresa que concluirá o serviço, previsto para ser entregue em 2017.
"Essa nova licitação será aberta em Março de 2016", diz.
Vistorias
Entre o final de Janeiro e começo de Fevereiro de 2016, o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, fez duas visitas nas obras da estação. Segundo ele, as vistorias serviam para acelerar os trabalhos. "É um monitoramento para vermos se o que planejamos aconteceu", explica.
Outra questão que chamou a atenção durante a última visita do
presidente foram as catracas que, aparentemente, eram usadas. "Se a
gente puder reaproveitar catracas que já são utilizadas não tem
problema. Elas não fazem parte da obra, são patrimônio da CPTM. Elas têm
uma inteligência acoplada", explica Magalhães.
Adiamentos
O prazo inicial para a entrega da estação era o final de 2013. Na época, a CPTM informou que o cronograma da Estação Suzano foi alterado devido a entraves não previstos durante os processos de desapropriação, além das obras de segregação do transporte de carga, que também provocaram atrasos.
Depois, chegou a ser informado que a estrutura seria inaugurada em
2014. A data foi adiada para 2015 e agora finalmente foi inaugurada essa semana.
Segundo a CPTM, um dos motivos para os sucessivos atrasos são os
entraves burocráticos durante o processo de desapropriação de alguns
imóveis no entorno do estação. Outra dificuldade foi em relação à
separação de uma linha exclusiva para a MRS Logística, que opera os
trens de carga.
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem: CPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário