Trem Série 5400 da CPTM |
Relatório sobre
as ações e perspectivas em relação aos Transportes Metropolitanos,
enviado à Assembleia Legislativa no final do ano
passado, mostra que até mesmo o próprio Governo do Estado de São Paulo
não tem convicção plena sobre o andamento de algumas intervenções,
admitindo problemas financeiros e em cronogramas de obras e na
fabricação de trens para o Monotrilho, por exemplo.
Promessas do governo Geraldo Alckmin como Expresso ABC da
CPTM, que seguiria paralelamente à Linha 10-Turquesa com menos paradas
também são citadas, mas sem estimativa de data
“A implantação do serviço Expresso ABC na Linha 10-Turquesa, com paradas
nas estações Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Brás e Luz,
vincula-se a análise da Manifestação de Interesse Privado – MIP para
ligações por trens regionais, a serem operados pela iniciativa privada
por meio de PPP, atendendo as ligações ferroviárias entre São Paulo e as
cidades de Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. Os
projetos funcionais para essas ligações com as cidades de Campinas,
Sorocaba e de Santos já estão concluídos.”
Em relação ao sistema de ônibus, o relatório apresenta o andamento
das obras de alguns trechos de corredores , como o Metropolitano
Noroeste, na região de Campinas, e o Corredor Metropolitano Itapevi, mas
sem estipular datas para a conclusão dos trechos restantes.
Sobre o Corredor Metropolitano ABD, que liga Jabaquara, na zona sul
de São Paulo, a São Mateus, na zona leste, passando pelas cidades de
Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e
Diadema, o relatório mostra que, apesar do espaço precisar ser
modernizado com a inclusão de mais características de BRT, como paradas
que possibilitem o pagamento das passagens e pontos de ultrapassagem, as
obras que ganharam destaque foram a instalação de para-raios em
estações retificadoras e acessibilidade nos terminais. A operadora Metra
investiu na modernização da frota de ônibus e trólebus, mas as obras
civis do corredor que, por exemplo, poderiam modernizar as paradas que
são da época na qual se entrava pela porta de trás dos veículos,
dependem da EMTU.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Créditos Reservados ao Autor
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