Pesquisa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Governador centraliza decisão sobre sigilos para os Transportes Metropolitanos e Regionais

Quatro meses depois de ter revogado os sigilos sobre documentos da CPTM, Metrô e serviços de ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou uma nova forma de restrição de acesso aos dados operacionais, de planejamento, sindicâncias e investigações. Informações relativas à Estrada de Ferro Campos do Jordão também foram colocadas em sigilo.

Os segredos podem variar de cinco anos a 100 anos dependendo do tipo de informação.

Agora, de acordo com as novas resoluções, somente o governador, vice-governador, secretários de estado e procuradores podem decidir sobre os novos sigilos. Eles não podem passar para subordinados a função de determinar sobre o que deve ou não ser colocado em segredo.

No caso da CPTM são dados sigilosos documentos técnicos sobre sistema de sinalização, freios e tráfego dos trens. Também não podem ser disponibilizadas informações sob segredo de Justiça, de inquéritos ações penais, apurações de corregedoria e faltas disciplinares.

Em relação ao Metrô, foram classificados como sigilosos relatórios de desempenho da manutenção, análises de ocorrências, diário operacional, documentos técnicos de sistemas, ficha de ocorrência com os trens e apurações de incidentes graves.

Sobre a Estrada de Ferro Campos do Jordão informações sobre a frequência de rádio e dos documentos técnicos sobre a operação e manutenção dos trens, além de apurações preliminares relacionadas aos servidores comunicação também agora são sigilosas.

A STM tem como sigilosos dados relacionados aos servidores públicos e ao plano diretor de informática.

A Secretaria de Administração Penitenciária classificou como sigilosos dados como entrada e saída de armas e munições, instalação de bloqueadores de celular e monitoramento eletrônico, ações contra facções criminosas e dados pessoais.

Na Secretaria de Segurança Pública tornam sigilosos os dados pessoais de vítimas e testemunhas, além de informações que possam comprometer investigações em andamento. 
 
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário