Trem Série 1100 da CPTM |
Velocidade baixa, falta de pontualidade e má conservação dos trens
são queixas mais comuns do que a superlotação entre usuários da CPTM. Na semana passada,
diante da segunda falha de operação no ano, na Linha 7-Rubi, a
reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" ouviu passageiros sobre a
qualidade do serviço.
"É péssimo. O estado de conservação dos
trens é muito ruim. Das estações, também. Em Pirituba (zona norte da
capital), a estação só tem um acesso. Um cadeirante, uma pessoa com
deficiência, tem de ser carregada pelos seguranças. A escada fica
bloqueada por eles. E os trens andam muito devagar", diz o estudante
Renato Lucas Rúbio, de 26 anos. "O aumento da tarifa não vem acompanhado
de aumento da qualidade", reclama. A tarifa passou de R$ 3,50 para R$
3,80 no sábado dia 09/01/2016.
"Eles andam muito devagar. Uso as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 7-Rubi. A 7-Rubi é a pior de todas. Os trens são
muito velhos, não têm ar condicionado e sofremos muito com a lotação no
calor", disse a auxiliar financeira Sheyla de Sousa, de 29 anos,
moradora de Guarulhos que se desloca com frequência para Francisco
Morato, na Grande São Paulo.
Outra queixa comum é o tempo de
espera. "Acho que pode ser que nem seja tão culpa do sistema, porque no
fim do ano teve o incêndio lá na Estação da Luz e pode estar com
problemas ainda. Mas os trens demoram demais. É muito diferente do
metrô, que passa um em seguida do outro. Essa espera atrasa muito a
viagem", afirma a estudante Fernanda Pinheiro Peixoto, de 20 anos.
Melhorias
O Governo do Estado comprou, há dois anos, 65 trens para a CPTM. São
composições com ar condicionado e de salão único (sem separação entre os
vagões, como já acontece na Linha 4-Amarela do Metrô). Segundo o
secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, as primeiras oito composições serão entregues nos próximos
dois meses e todas vão justamente para a Linha 7-Rubi. "Nessa linha, há
ainda 11 trens do que chamamos de frota 1100. São trens comprados em
1954, que ainda estão operando", afirma.
Há cinco estações em
obras na CPTM atualmente: Jandira, Jardim Silveira, Jardim Belval e
Quitaúna, na Linha 8-Diamante, e a Estação Engenheiro Goulart, na Linha
12-Safira, que receberá o trem da Linha 13-Jade, em obras. Em 2013,
havia previsão de intervenções em 24 estações, que envolviam até
reconstrução das paradas mais antigas.
"Diante dos recursos que
contávamos e não vamos ter, o que estamos fazendo é rediscutir todas as
ações, definindo quais são as prioridades. Metade das estações da CPTM
tem acessibilidade. O que estamos fazendo é verificando as obras mais
necessárias, que vamos fazer", disse o secretário, que espera terminar
as obras já em andamento e fazer reformas em mais cinco estações. As
informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Fonte da Notícia: UOL
Imagem de Diego Silva
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