Pesquisa

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Intervalo de trens da Linha 9-Esmeralda passará a ser de 3 minutos ainda em 2014

Trem Série 7000 a Linha 9-Esmeralda da CPTM
Os intervalos dos trens em parte da Linha 9-Esmeralda da CPTM  deve diminuir. A empresa espera passar dos atuais quatro minutos no horário de pico para três minutos. A redução está prevista para começar no dia 15/12/2014, informou o presidente da CPTM, Mário Bandeira. Na outra linha, diminuição dependerá da construção de um túnel e uma passarela na Estação da Luz, no centro.

Contudo, não será toda a Linha 9-Esmeralda que será beneficiada. Apenas o trecho entre as Estações Jurubatuba e Pinheiros ganhará a redução de tempo nas horas do rush. Isso acontecerá graças a entrega de novos trens para o ramal.

Jurubatuba-Pinheiros

Lá pelo dia 15/12/2014 vamos estar trabalhando com três minutos, disse Bandeira. E aqui (na Linha 11-Coral), na realidade dependemos não de trens ou sinalização, mas de adequar a Estação da Luz para que isso ocorra.

Linha 11-Coral

De acordo com ele, um túnel e uma passarela ainda precisam ser construídos na Estação da Luz, uma das pontas finais da Linha 11-Coral, para permitir que, nos horários de maior movimento, os trens que param lá possam ser esvaziados com mais rapidez. Com isso, o trem fica menos tempo parado na plataforma, e aí a gente consegue fazer três minutos ou três minutos e meio.

A passarela fará com que quem desembarca na Luz e tem como destino a Rua José Paulino não tenha mais que descer até o saguão subterrâneo para sair da estação.

Já o túnel é uma obra mais complexa, afirmou o dirigente. Ainda estamos discutindo com o Condephaat principalmente a passarela. Os projetos já estão concluídos e agora aprovaremos junto ao Condephaat, ao Iphan e ao Conpresp. Isso ocorrendo, vai para o processo licitatório. Não é uma simples e vamos fazê-la, principalmente o saguão, numa área complicada. Então, estamos discutindo qual vai ser o método construtivo. É um saguão curto, de 200 metros, mas numa região extremamente complicada, de vale, onde temos muito lençol freático.

Bandeira não deu prazo para a entrega das duas intervenções.

Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de Eduardo Ganança

Nenhum comentário:

Postar um comentário