Trem Série 7000 a Linha 9-Esmeralda da CPTM |
Os intervalos dos trens em parte da Linha 9-Esmeralda da CPTM
deve diminuir. A empresa espera passar dos atuais
quatro minutos no horário de pico para três minutos. A redução está
prevista para começar no dia 15/12/2014, informou o presidente da CPTM, Mário Bandeira. Na outra linha, diminuição
dependerá da construção de um túnel e uma passarela na Estação da Luz,
no centro.
Contudo, não será toda a Linha 9-Esmeralda que será beneficiada. Apenas o
trecho entre as Estações Jurubatuba e Pinheiros ganhará a redução de
tempo nas horas do rush. Isso acontecerá graças a entrega de novos trens
para o ramal.
Jurubatuba-Pinheiros
Lá pelo dia 15/12/2014 vamos estar
trabalhando com três minutos, disse Bandeira. E aqui (na Linha 11-Coral), na realidade dependemos não de trens ou sinalização,
mas de adequar a Estação da Luz para que isso ocorra.
Linha 11-Coral
De acordo com ele, um túnel e uma passarela ainda precisam ser
construídos na Estação da Luz, uma das pontas finais da Linha 11-Coral, para
permitir que, nos horários de maior movimento, os trens que param lá
possam ser esvaziados com mais rapidez. Com isso, o trem fica menos
tempo parado na plataforma, e aí a gente consegue fazer três minutos ou
três minutos e meio.
A passarela fará com que quem desembarca na Luz e tem como destino a
Rua José Paulino não tenha mais que descer até o saguão subterrâneo para
sair da estação.
Já o túnel é uma obra mais complexa, afirmou o dirigente. Ainda
estamos discutindo com o Condephaat principalmente a passarela. Os
projetos já estão concluídos e agora aprovaremos junto ao Condephaat, ao
Iphan e ao Conpresp. Isso ocorrendo, vai para o processo licitatório.
Não é uma simples e vamos fazê-la, principalmente o saguão, numa área
complicada. Então, estamos discutindo qual vai ser o método construtivo.
É um saguão curto, de 200 metros, mas numa região extremamente
complicada, de vale, onde temos muito lençol freático.
Bandeira não deu prazo para a entrega das duas intervenções.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem de Eduardo Ganança
Nenhum comentário:
Postar um comentário