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quarta-feira, 2 de julho de 2014

Estudos do Trem Sorocaba-SP estão parados e sem previsão de retomada/Studies Train Sorocaba-SP are stopped and no plans to resume

Mapa do Itinerário do Trem Regional de Sorocaba
Map Regional Route Train Sorocaba
A CPTM prevê a parada do trem em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final, em SP

 Há mais de seis meses estão parados todos os trâmites para instalar a linha de Sorocaba a São Paulo do trem regional que transportará os passageiros entre as duas cidades em viagens planejadas para durarem menos de uma hora.

Agora sequer há previsão para o início do funcionamento do trem, que inicialmente foi anunciada para 2016 e depois adiada para 2019. Também deixa de ser divulgado quando serão retomados os estudos para instalar a linha férrea de passageiros Sorocaba-São Paulo. A única garantia é que tais projetos deixarão de ser avaliados neste ano, já que os estudos deste trecho serão retomados após a conclusão da linha que está sendo considerada prioritária e atende o tronco São Paulo a Campinas, segundo divulga o próprio governo do Estado.

A CPTM , vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e responsável pelos estudos para a instalação do trem, no momento depende do trabalho de outra pasta do governo estadual, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. E é nesta segunda Secretaria que está o Conselho Gestor das PPPs, que avalia a viabilidade da proposta apresentada pelo setor privado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Conselho Gestor das PPPs trabalha para que seja feita a licitação da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana até o final do ano. Após essa licitação é que iniciará a avaliação de outros quatro trechos, entre eles o de Sorocaba, mas deixa de prever uma data aproximada para iniciar a análise da proposta da linha de Sorocaba, já que existem outros trechos que também dependem de estudos.

O projeto funcional da linha Sorocaba-São Paulo foi concluído ainda em 2012, segundo informou a CPTM durante reunião em Sorocaba no final daquele mesmo ano. Na ocasião foi informado que faltavam os projetos básico e o executivo, que seriam os próximos que precisavam ser contratados. A CPTM explica que naquela mesma época foi apresentada uma Manifestação de MIP ao Governo Estadual, pelas empresas BTG Pactual e EDLP Estação da Luz 

Participações.

A MIP, que depende da avaliação do Conselho Gestor das PPPs, propõe a construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante para a operação de uma rede integrada de linhas de trens de 416 km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, que se conectará a uma estação no centro da cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o Conselho Gestor das PPPs concluiu que há viabilidade para a construção da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana e trabalha para que a licitação do trecho seja feita até o fim do ano.

Conheça a promessa

 A CPTM prevê a parada do trem Sorocaba-São Paulo em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final na cidade de São Paulo será a estação Água Branca. Partirá de Sorocaba margeando as proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e chegará em São Paulo ladeando a Rodovia Castelo Branco (SP-280). O intervalo das partidas está previsto para ocorrer a cada 15 minutos e objetivo é que a passagem do trem custe menos do que o valor gasto com o deslocamento com o carro e ainda seja competitivo com o valor do ônibus. A estimativa é de 54 viagens ao dia entre os dois destinos. Inicialmente foi anunciado que a composição gastaria 40 minutos entre Sorocaba e São Paulo, mas depois esse tempo foi elevado para 51 minutos.

Na Estação Água Branca, na região da Lapa, zona oeste da Capital, atualmente passam os trens que atendem a Linha 7-Rubi da CPTM. Na mesma Água Branca há projetos para ser integrada a futura linha do trem regional para Jundiaí, além da também planejada Linha 6-Laranja do Metrô. Há estudos para que aquela mesma estação seja ponto de partida do futuro trem regional São Paulo-Santos. A Estação Água Branca fica a dez quilômetros da Praça da Sé, a 18 km do Aeroporto de Congonhas e 33 km do Aeroporto de Guarulhos.

Metrô de Superfície

Outro projeto discutido para Sorocaba é o metrô de superfície. Segundo o estudo da Urbes - Trânsito e Transportes, o projeto do Trem Regional, que ligaria Sorocaba a São Paulo, e do Contorno Ferroviário, possibilitam a implantação de um VLT, aproveitando o leito ferroviário existente. Esse tipo de transporte seria no trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que parte de um ponto próximo ao rio Sorocaba e vai até Iperó.
 
Fonte da Notícia: Jornal Cruzeiro do Sul
Créditos da Imagem Reservados ao Autor 
 
CPTM provides the train stop at four stations: at the center of Sorocaba, neighborhood Brigadeiro Tobias, San Roque and the final destination in SP
 
There are more than six months are stopped all the procedures to install the line of Sorocaba in Sao Paulo regional train that will transport passengers between the two cities planned to last less than an hour travel.

Now there is even forecast for the start of operation of the train, which was originally announced in 2016 and then postponed to 2019. Nonetheless also reported when studies will be taken up to install the railway passenger Sorocaba, São Paulo. The only guarantee is that such projects will no longer be assessed this year, since studies of this section will be taken up after completion of the line being considered a priority and meets the trunk São Paulo to Campinas, according discloses the state government itself.

CPTM, linked to and responsible for the studies for the installation of the train at the time depends on the work of another folder of the state government, State Secretary of the Department of Metropolitan Transportation Planning and Regional Development of the State of São Paulo. And it is this second Secretary who is the Managing Council of PPPs, which evaluates the feasibility of the proposal submitted by the private sector. According to the Department of Planning and Regional Development, the Management Board of PPPs works to the bidding of São Paulo, Jundiaí, Campinas-American line to be taken by the end of the year. After this bid is to start evaluating other four pieces, including Sorocaba, but fails to provide an approximate date to begin the analysis of the proposed line of Sorocaba, since there are other passages that also rely on studies.

The functional design of Sorocaba, São Paulo line was also completed in 2012, reported CPTM during a meeting in Sorocaba later that same year. At the time it was reported that they lacked the basic and executive projects, they would be next that needed to be hired. CPTM explains that at that same time an Expression of MIP to the State Government was presented by BTG Pactual companies and EDLP Season of Light


Holdings.
The MIP, which depends on the evaluation of the Management Board of PPPs, proposes the construction of infrastructure, deployment of equipment and systems and purchase of rolling stock for the operation of an integrated network of railway lines of 416 km, covering the cities of Santos, Maua, Sao Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté and Sorocaba, which connects to a station in the city center of Sao Paulo. According to the Department of Planning and Regional Development of the State of São Paulo, the Management Board of PPPs concluded that there is viability for construction of São Paulo, Jundiaí, Campinas-American line and works to bidding excerpt is taken to the end of the year.
Meet the promise
CPTM provides the train stop Sorocaba, São Paulo into four seasons: in the center of Sorocaba, neighborhood Brigadeiro Tobias, San Roque and the final destination in the city of São Paulo is the White Water station. Depart from Sorocaba bordering region near the Raposo Tavares highway (SP-270) and arrive in Sao Paulo flanking the highway Castelo Branco (SP-280). The half time is expected to occur every 15 minutes and that goal is the passage of the train costs less than the amount spent on travel with the car and still be competitive with the value of the bus. The estimated 54 daily trips between the two destinations. Initially it was announced that the composition would spend 40 minutes between Sorocaba and São Paulo, but after this time was increased to 51 minutes.

At White Water Station at Lapa, west of the capital region are now moving trains serving Line 7-Ruby CPTM. In the same White Water there are projects to be integrated into future regional train line to Jundiaí, besides the well planned 6-Orange Line of the Metro. There are studies to that same station is the starting point of a future regional train Sao Paulo-Santos. The White Water Station is ten kilometers from Cathedral Square, 18 km from Congonhas Airport and 33 km from Guarulhos Airport.


Metro Area

Another project discussed for Sorocaba is the metro area. According to the study Urbes - Traffic and Transportation, the Regional Train project, which would connect Sorocaba in Sao Paulo, and Contour Rail, enable the implementation of a VLT, taking advantage of the existing rail bed. This type of transportation would be the slice of the old Sorocabana Railway, starting from a point near the Sorocaba River and goes up Iperó.


Source of News: Journal Cruzeiro do Sul
Image Credits Reserved to Author

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