Os @UsuariosCPTM e @UsuariosMetroSP
 já sabem: a qualquer momento durante a sua viagem eles podem ser 
surpreendidos com algum tipo de comércio ou pedido. Pelo regulamento da 
CPTM como do Metrô, pedir dinheiro ou praticar comércio irregular é 
proibido. Mas todo mundo vive no país do “proibido é mais gostoso” não é
 mesmo?
Apesar da iniciativa inovadora da CPTM com a criação do SMS Denúncia 
(que foi copiada posteriormente pelo Metrô) combater a mendicância e o 
comércio irregular nos carros, plataformas e até mesmo nas passarelas 
parece algo mais difícil que o Brasil ganhar de 7 da Alemanha.
O serviço de SMS Denúncia envolve a demanda de alguns setores das 
empresas, principalmente o setor de segurança. A ação imediata de 
qualquer ato contra o regulamento é a melhor forma de repressão e 
mostrar ao usuário que o SMS enviado por ele realmente funciona. Quando o
 usuário envia o SMS e durante a sua viagem ele não vê a reação por 
parte da Companhia, o serviço cai em descrédito. Antes, é importante 
salientar uma importante questão: nem sempre o SMS chega ao Metrô tão 
rapidamente quanto à operadora de celular prometeu ter enviado. E 
infelizmente, não só o Metrô, bem como cada um de nós, usuários de 
celular já passamos por situação onde o SMS demorou a chegar a seu 
destino ou nem mesmo chegou. Mas além do problema “compartilhado” com a 
operadora de telefone celular, quais são os outros fatores que fazem o 
serviço não ser mais acreditado pelos usuários?
- Na CPTM: quem é usuário da CPTM e utiliza as linhas que possuem a frota com “carros contínuos” (“gangway”) já
deve ter percebido que nestes carros a identificação interna inexiste. Como informar que existe alguma coisa acontecendo em um carro se não sabe em qual carro se está? E pior: tanto quem pede quanto quem vende tem acesso ao carro todo e o faz indo e voltando por muitas vezes atrapalhando os outros usuários, principalmente nos horários de pico.
Solução:
 É importante que a CPTM se preocupe em colocar adesivos em todos os 
seus carros e divulgar com mais frequência que também possui o SMS 
Denúncia.
- No Metrô e na CPTM: conforme já dito, após o envio do SMS é gerada 
uma “ocorrência” onde normalmente quem atende é o setor de segurança. 
Através de rádios comunicadores, quem recebeu o SMS transmite a todos os
 agentes os detalhes da ocorrência e o agente mais próximo conduz a 
ação. Mas e quando não há agente próximo? O aumento do número de 
assaltos e de casos de assédio sexual nos carros de ambas as empresas 
mostram que a segurança não vem reprimindo, se fazendo presente ou sendo
 respeitada em carros, plataformas e nas passarelas. Além do atual 
número insuficiente de seguranças, falta uma campanha por parte de ambas
 as empresas para melhorar a imagem dos agentes perante a população. Um 
exemplo: que utiliza a @L3Vermelha
 sabe que não existem seguranças no final de semana (quiçá outros 
horários que não o de pico) no trecho entre as estações Artur Alvim e 
Carrão. Caso aconteça alguma coisa neste trecho e você recorra ao SMS, 
pode sentar e esperar. E por “coincidência” é justamente neste trecho a 
maior incidência de “serviço de bordo” no Metrô. Além do serviço de 
bordo, podemos citar as passarelas que ligam os shoppings no Complexo 
Tatuapé e a passarela que liga a estação Barra Funda ao Memorial da 
América Latina e a Uninove. Quem passa por ali todo dia vê uma “Rua 25 
de Março” sem controle. E segundo relatos de usuários, dentro dos trens 
da CPTM é ainda pior.
O que acontece para que o usuário veja tantos problemas de segurança 
no Metrô e na CPTM? Hoje, ainda bem, é o comércio irregular. Mas com a 
atual falta de segurança, o que pode vir depois?
É importante mencionar que não somente as Companhias tem 
responsabilidade sobre o assunto da mendicância/comércio irregular. O 
“complexo de “coitadinho” que toma conta de muitos usuários atrapalha o 
controle de ambas as situações.
Muitos usuários acham “normal” que haja o comércio irregular. Uma 
grande parcela além de não denunciar ainda recrimina quem o faz. E outra
 parcela de usuários ainda compram tais mercadorias de procedência 
desconhecida. E aí não importa se são chicletes, barras de chocolate, 
fones de ouvido ou produtos de limpeza e higiene. Se existe comércio é 
por que existe demanda. É importante que as Companhias criem campanhas 
mais assertivas para conscientizar o usuário.
O preço, a conveniência, inocência e a vontade de ajudar são o que 
motivam o usuário a comprar tais produtos que muitas vezes podem ser 
frutos de roubos.
No Metrô, o número do SMS Denúncia é o 9 7333-2252. Já na CPTM é o 97150-4949. 
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