Os @UsuariosCPTM e @UsuariosMetroSP
já sabem: a qualquer momento durante a sua viagem eles podem ser
surpreendidos com algum tipo de comércio ou pedido. Pelo regulamento da
CPTM como do Metrô, pedir dinheiro ou praticar comércio irregular é
proibido. Mas todo mundo vive no país do “proibido é mais gostoso” não é
mesmo?
Apesar da iniciativa inovadora da CPTM com a criação do SMS Denúncia
(que foi copiada posteriormente pelo Metrô) combater a mendicância e o
comércio irregular nos carros, plataformas e até mesmo nas passarelas
parece algo mais difícil que o Brasil ganhar de 7 da Alemanha.
O serviço de SMS Denúncia envolve a demanda de alguns setores das
empresas, principalmente o setor de segurança. A ação imediata de
qualquer ato contra o regulamento é a melhor forma de repressão e
mostrar ao usuário que o SMS enviado por ele realmente funciona. Quando o
usuário envia o SMS e durante a sua viagem ele não vê a reação por
parte da Companhia, o serviço cai em descrédito. Antes, é importante
salientar uma importante questão: nem sempre o SMS chega ao Metrô tão
rapidamente quanto à operadora de celular prometeu ter enviado. E
infelizmente, não só o Metrô, bem como cada um de nós, usuários de
celular já passamos por situação onde o SMS demorou a chegar a seu
destino ou nem mesmo chegou. Mas além do problema “compartilhado” com a
operadora de telefone celular, quais são os outros fatores que fazem o
serviço não ser mais acreditado pelos usuários?
- Na CPTM: quem é usuário da CPTM e utiliza as linhas que possuem a frota com “carros contínuos” (“gangway”) já
deve ter percebido que nestes carros a identificação interna inexiste. Como informar que existe alguma coisa acontecendo em um carro se não sabe em qual carro se está? E pior: tanto quem pede quanto quem vende tem acesso ao carro todo e o faz indo e voltando por muitas vezes atrapalhando os outros usuários, principalmente nos horários de pico.
Solução:
É importante que a CPTM se preocupe em colocar adesivos em todos os
seus carros e divulgar com mais frequência que também possui o SMS
Denúncia.
- No Metrô e na CPTM: conforme já dito, após o envio do SMS é gerada
uma “ocorrência” onde normalmente quem atende é o setor de segurança.
Através de rádios comunicadores, quem recebeu o SMS transmite a todos os
agentes os detalhes da ocorrência e o agente mais próximo conduz a
ação. Mas e quando não há agente próximo? O aumento do número de
assaltos e de casos de assédio sexual nos carros de ambas as empresas
mostram que a segurança não vem reprimindo, se fazendo presente ou sendo
respeitada em carros, plataformas e nas passarelas. Além do atual
número insuficiente de seguranças, falta uma campanha por parte de ambas
as empresas para melhorar a imagem dos agentes perante a população. Um
exemplo: que utiliza a @L3Vermelha
sabe que não existem seguranças no final de semana (quiçá outros
horários que não o de pico) no trecho entre as estações Artur Alvim e
Carrão. Caso aconteça alguma coisa neste trecho e você recorra ao SMS,
pode sentar e esperar. E por “coincidência” é justamente neste trecho a
maior incidência de “serviço de bordo” no Metrô. Além do serviço de
bordo, podemos citar as passarelas que ligam os shoppings no Complexo
Tatuapé e a passarela que liga a estação Barra Funda ao Memorial da
América Latina e a Uninove. Quem passa por ali todo dia vê uma “Rua 25
de Março” sem controle. E segundo relatos de usuários, dentro dos trens
da CPTM é ainda pior.
O que acontece para que o usuário veja tantos problemas de segurança
no Metrô e na CPTM? Hoje, ainda bem, é o comércio irregular. Mas com a
atual falta de segurança, o que pode vir depois?
É importante mencionar que não somente as Companhias tem
responsabilidade sobre o assunto da mendicância/comércio irregular. O
“complexo de “coitadinho” que toma conta de muitos usuários atrapalha o
controle de ambas as situações.
Muitos usuários acham “normal” que haja o comércio irregular. Uma
grande parcela além de não denunciar ainda recrimina quem o faz. E outra
parcela de usuários ainda compram tais mercadorias de procedência
desconhecida. E aí não importa se são chicletes, barras de chocolate,
fones de ouvido ou produtos de limpeza e higiene. Se existe comércio é
por que existe demanda. É importante que as Companhias criem campanhas
mais assertivas para conscientizar o usuário.
O preço, a conveniência, inocência e a vontade de ajudar são o que
motivam o usuário a comprar tais produtos que muitas vezes podem ser
frutos de roubos.
No Metrô, o número do SMS Denúncia é o 9 7333-2252. Já na CPTM é o 97150-4949.
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