O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou na manhã desta quinta-feira, 26, que a área de Alphaville, na Região Metropolitana, ganhará um sistema sobre trilhos. A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos ainda avalia qual tipo de tecnologia será usada: trem convencional, monotrilho ou VLT (veículo leve sobre trilhos). O projeto funcional será contratado em breve pela CPTM
O ramal sairá da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) da CPTM. "Vai ser uma espécie de um 'U'. Sai da Estação Barueri, vai até Alphaville e Tamboré, e volta para a Estação Coração de Jesus", disse Alckmin.
Segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM, essa linha poderá, inclusive, entrar em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e terminar em um terminal de ônibus da cidade. "Estamos contratando um estudo para definir isso."
Ainda não há prazo para o projeto sair do papel. Entretanto, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a obra não começará antes de 2014. "O funcional deve ficar pronto no primeiro semestre do ano que vem. A obra de ser (rápida). Se, por acaso, for o monotrilho, é mais rápido que o VLT. Se tiver que ser com capacidade maior, o trem, é mais demorado."
De acordo com ele, há interesse dos moradores da região para uma ligação com a rede ferroviária. "A Linha 8 há muitos e muitos anos passa ao lado de Alphaville, Tamboré e Barueri. Mas nunca houve essa pressão. E de cinco anos para cá, a região começou a discutir, entre eles, os moradores, ter uma ligação com o trem. Nós, agora, decidimos assumir de vez essa questão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário