Todo mundo sabe que promessa de político quase sempre é uma piada.
Existe uma grande diferença entre o prazo dado pelo gestor, que está
sempre de olho no eleitorado e o prazo técnico, fornecido geralmente por
funcionários das obras, muito mais realista. Em alusão ao dia da
mentira, listamos aqui algumas destas promessas não cumpridas:
1 – Linha 4-Amarela: Entrega da segunda fase em 2009
Na atualidade a maior promessa não cumprida é a entrega das estações
restantes da Linha 4-Amarela. O ramal começou a ser construído em 2004,
com promessa para entrega da primeira fase para 2007, e a segunda em
2009. Resultado: Primeira fase, com seis estações foi completamente
entregue em 2011 e a segunda ainda nem começou a operar.
2 – Linha 6-Laranja: Prometida para 2012
Em 2008 a previsão era de que as obras começassem até 2010, com
previsão de início parcial das operações em 2012 e funcionamento total
até o início de 2015. Resultado: as obras devem começar neste ano e o
ramal, com muita sorte pode ser entregue em 2018. A linha em sua
primeira fase vai ligar a Brasilândia até a estação São Joaquim. E em
sua segunda fase (se Deus quiser) ligará a estação São Joaquim da Linha
1-Azul até a zona leste da capital, chegando até o bairro de Cidade
Líder.
3 – Linha 5-Lilás: Chegada na Chácara Klabin em 2013
As obras de extensão entre o Largo Treze e a Chácara Klabin deveriam
ter começado no início de 2009, mas isso só ocorreu em agosto daquele
ano, o que comprometeu o recebimento de cerca de 80% do investimento
previsto para a linha, de 1,3 bilhão de reais. O Metrô esperava
construir a estação Adolfo Pinheiro até o ano de 2010. A estação só foi
entregue neste ano. O prolongamento até o encontro com as Linhas 1 e 2
estava previsto para 2013, mas em outubro de 2010 já se trabalhava com a
estimativa de ficar pronto apenas em 2014. Agora falas-se em 2015 ou
2016. As obras ficaram paradas por um tempo, depois das denuncias de
cartel.
4 – Linha 17-Ouro: Entrega para Copa do Mundo.
Prometida em 2010 para inicio das operações para atender os turistas
da Copa do Mundo poder ter acesso à rede hoteleira, neste ano sequer
chegou o primeiro trem do ramal. A previsão (otimista) do governo do
estado é para 2015. Será?
5 – Expresso Aeroporto: Operação em 2005
A ligação por trilhos é falada desde 2002, quando o Governador
Geraldo Alckmin, então candidato à reeleição, prometeu que o
“Expresso Aeroporto” ficaria pronto em 2005. Em 2009 o projeto ainda
seria incluído no pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, mas,
segundo o governo, não houve interessados nas licitações. Resultado: as
obras só começaram este ano, com previsão de entrega para o ano que vem.
6 – Expansão da Linha 2-verde rumo a Dutra
Em 2012 o atual governador Geraldo Alckmin havia publicado que
lançaria o edital naquele ano, e que as obras começariam em 2013.
Resultado: A expansão do ramal rumo a Guarulhos ainda não teve as obras
iniciadas. Falas-se em início da construção ainda este ano.
7 – Monotrilho da Linha 15-Prata prometido para 2013, mesmo sem trem.
Com inicio das obras em 2010, a Linha 15-Prata chegou a ser prometida
para 2013. Com este prazo, só se os passageiros fossem a pé. O primeiro
trem chegou apenas este ano. Depois que o prazo foi postergado para
2014, onde o trem ligaria a Vila Prudente até São Mateus. Resultado:
Este ano apenas as estações Vila Prudente e Oratório serão entregues,
com muita sorte em horário integral.
Fonte da Notícia: Via Trólebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário