Após mais de dois anos de atraso, o trecho mais a oeste da Linha
8-Diamante da CPTM pode ser
reaberto ainda neste mês, disse nesta terça-feira, 1.º, o secretário
estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Com 6,3 km
de comprimento, a extensão ligará as estações Itapevi, atual ponto final
da linha, e Amador Bueno, que passou por reformas. Há uma parada entre
elas: Santa Rita, também revitalizada.
Uma nota no site da CPTM que não foi distrubuída para a imprensa revela
que a operação assistida naquele trecho começa na quinta-feira, 3.
"Inicialmente, os trens circularão no período entre 10h e 16h, com
acompanhamento dos técnicos, atendendo às estações Amador Bueno, Santa
Rita e Itapevi", informa o texto.
As obras de modernização dessa parte da Linha 8 se iniciaram há quase
quatro anos, em maio de 2010, ainda na gestão José Serra, também do
PSDB. Naquela época, o prazo dado pelo governo do Estado para a entrega
do tramo era dezembro de 2011, o que não ocorreu. Em novembro do ano
passado, o próprio Fernandes havia garantido a reinauguração do trecho
ainda em 2013, promessa também não concretizada. Desde o começo das
obras, o trecho está interrompido para os passageiros. A reforma,
segundo divulgou o governo, custou R$ 269 milhões.
"Ali houve uma situação de três vezes foram roubados os cabos de
comunicação de toda aquela área, por três vezes. Cada vez que roubou,
tivemos que refazer o processo, refazer o contrato. Mas está tudo
equacionado", disse Fernandes na manhã desta terça-feira, durante
vistoria de obras da Linha 5-Lilás do Metrô, na zona sul da capital
paulista.
Metrô. Ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Fernandes afirmou
ainda que o edital de obra do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô de
São Paulo entre a Estação Vila Prudente, na zona leste, e a futura
Estação Dutra, em Guarulhos, será lançado no próximo dia 10 de abril.
Essa extensão, que terá 14,5 km de comprimento e 13 estações, deve
começar a ser construída ainda em 2014 e terminar, segundo os prazos do
Metrô, em quatro anos. Bairros como Penha e Anália Franco ganharão
estações. Além da Estação Dutra, que ficará ao lado do Shopping
Internacional, em território guarulhense haverá outra parada, Ponte
Grande.
Para o ano que vem, Alckmin prometeu a entrega de mais três estações na
Linha 5-Lilás, que vem sendo expandida desde 2009. São as paradas Alto
da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, em cujo canteiro de obras esteve o
governador e sua comitiva nesta manhã.
Adolfo Pinheiro. Já a Estação Adolfo Pinheiro, na mesma linha, aberta em
fevereiro, deve começar a operar em horário comercial pleno no fim
deste mês, garantiu o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho
Pacheco.
Ao comentar falhas que vêm ocorrendo diariamente no Metrô, o secretário
Fernandes disse que o sistema registra em média oito falhas em portas
por dia. "Quantas vezes as portas se abrem e fecham no Metrô, por dia?
Três milhões de vezes. Então, com isso tudo, vocês podem ficar
tranquilos, porque o sistema está sob controle, estamos garantindo esse
serviço para toda a cidade."
O secretário de Alckmin também cobrou da Prefeitura de São Paulo,
comandada por Fernando Haddad, mais rapidez na implantação de
corredores de ônibus, para desafogar a rede do Metrô e da CPTM, que
tiveram um acréscimo de passageiros maior do que os ônibus paulistanos.
"Há um acesso, há uma ida para o sistema sobre trilhos inacreditável.
Para vocês terem uma ideia, nós crescemos 404 milhões de passageiros e
os ônibus da capital cresceram 8 milhões nesses três anos. Estamos
pedindo muito para a Prefeitura que acelere o processo de corredores,
acelere o processo de injetar ônibus na cidade, porque, realmente, a
diferença de 404 milhões de passageiros a mais (nos trilhos) e oito
milhões de passageiros a mais em ônibus, temos que distribuir melhor
essa carga."
Fonte da Notícia: Estadão
Imagem: CPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário