O Metrô e a CPTM estão preparadas para atender ao público no
período da Copa do Mundo, garantiram ontem os gerentes de Operações
das duas empresas no 10º Seminário Nacional Metroferroviário,
organizado pela ANTP, no
Rio de Janeiro.
Eles trabalham com a
expectativa de um movimento de 75 mil pessoas para a Arena Corinthians,
nos dias de jogos da Copa. São Paulo vai ser sede da abertura do certame
futebolístico, com o jogo entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, e
de mais cinco partidas. Os trens serão usados ainda no deslocamento
para o Fifa FanFest, evento para o público assistir shows e transmissões
de jogos em telões.
“O usuário sempre foi
parte integrante do nosso serviço. Quando as pessoas não sabem usar o
sistema, elas têm que estar extremamente orientadas para que não
atrapalhem o funcionamento do próprio sistema. Então, temos um esforço
muito grande para que as pessoas consigam se encontrar, e mesmo não
conhecendo o sistema, chegar ao seu destino com o menor esforço
possível.
Todo o nosso plano foi desenvolvido
dentro deste conceito, informou o gerente de Operações da Companhia
Metropolitana de São Paulo, Wilmar Fratini.
O
executivo acrescentou que a maior preocupação da empresa, dentro do
sistema operacional, é com a saída dos jogos. “Do ponto de vista
operacional, o retorno dos jogos é sempre pior. A gente tem que estar
preparado para o que vai acontece,r e estamos analisando as alternativas
que precisamos ter”, completou.
O serviço do
Metrô será oferecido aos usuários em conjunto com a CPTM. Cada uma vai
operar em duas das quatro áreas do estádio. O gerente-geral de Operações
da CPTM, Luiz Gonzaga Amstalden, destacou que diante da previsão de
ocorrências fora do normal, a questão de segurança recebeu atenção
especial.
Os funcionários receberam
treinamentos para gerenciamento de crises, incluindo a utilização de
artefatos explosivos em manifestações, falhas elétricas que possam
perturbar a regularidade da operação, bem como casos de vandalismo,
atentados e greves de empregados.
“Tudo nesse
contexto. Estamos apurando uma matriz de riscos, onde serão dados pesos
para cada ocorrência, e como ela deve ser tratada pelo pessoal de
operação e de segurança”, revelou.
Segundo
Wilmar Fratini, como a Fifa determina que seis horas antes das partidas
seja estabelecido o perímetro urbano no entorno da Arena Corinthians, no
extremo leste do município de São Paulo, vai ficar difícil trafegar
pela região com transporte particular. “Vai ser uma experiência
inesquecível para o usuário de transporte particular”, analisou.
Também
presente ao seminário, o diretor de Operações da Empresa de Trens
Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Carlos Augusto Belolli de Almeida,
disse que na capital gaúcha o esquema foi montado para atender aos
visitantes que foram à cidade para assistir aos jogos, uma vez que as
estações do sistema são distantes do Beira-Rio, o estádio da Copa. “Não
haverá um incremento muito grande durante os jogos da Copa, mas sim na
característica dos usuários”, comentou.
Carlos
Belolli disse que está sendo preparado um termo de cooperação entre a
empresa e o CICC de Porto
Alegre para que as imagens captadas no sistema de operação sejam
disponibilizadas para o Centro. Além disso houve um trabalho de
qualificação dos empregados com foco no atendimento, em língua
estrangeira, e na segurança.
Para facilitar a
comunicação com os turistas estrangeiros, as três companhias instalaram,
nas estações, placas com indicações em português e em outros idiomas; a
maioria em inglês e espanhol.
O seminário
termina hoje, com painéis sobre temas como Parceria
Público-Privada e Investimentos para o Setor, Tecnologias de Transporte
sobre Trilhos e Evolução do Padrão de Qualidade nos Sistemas
Metropolitanos de Trens.
Fonte da Notícia: Revista Exame
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