Na CPTM, a situação não foi muito diferente do que no Metrô. Por
meio da Lei de Acesso à Informação, a reportagem obteve dados internos
que mostram que, no ano passado, o número de ocorrências notáveis foi de
36, ante 28 de dois anos atrás. Com isso, os usuários tiveram que
enfrentar, em média, uma pane séria a cada dez dias.
O
número de falhas graves no Metrô de São Paulo aumentou, segundo dados
dos últimos cinco anos da operação do sistema. Se em 2009 a média era de
uma pane com grande transtorno aos passageiros a cada seis dias, em
2013 esse intervalo baixou para três dias — duas por semana.
As
estatísticas internas da empresa, coletadas e divulgadas pelo Sindicato
dos Metroviários, indicam que, em 2013, o metrô registrou 113
incidentes notáveis — termo técnico para designar panes que duram, no
mínimo, seis minutos até serem resolvidas. Ao longo de 2009, houve menos
que a metade desse total: 55. Ou seja, o aumento foi de 105%.
Desde
então, ano a ano, o que se notou foi um crescente contínuo de falhas,
ao contrário do que ocorreu no período anterior, que teve índices
estáveis e até em queda. Os números não levam em conta a Linha
4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro, que foi
procurada, mas não divulgou quantos problemas o ramal registrou.
Fonte da Notícia: Portal R7
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