A reforma e construção das duas novas estações ferroviárias - Estudantes
e Mogi das Cruzes, na área central da cidade - devem ter início ainda
este ano, segundo a CPTM
Foto ao Lado: Trem Série 1400 na Estação Mogi das Cruzes
De acordo com a estatal, a empresa Vetec Engenharia Ltda, vencedora da licitação, está desenvolvendo os projetos básico e executivo das duas estações. A estimativa é de que eles sejam concluídos em breve para que, no segundo semestre, seja aberta a concorrência pública para contratação da empresa responsável pelos trabalhos, estimados em R$ 70 milhões.
O projeto básico elaborado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes - e que foi aceito pela estatal - propõe a construção de uma passagem subterrânea entre o terminal de ônibus da Prefeitura, no Centro Cívico e a Rodoviária Geraldo Savone, no Mogilar. Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão, estima-se que todo serviço seja concluído até meados de 2015.
Já a Estação Central, segundo consta no projeto da Prefeitura, terá demolição total da atual estrutura e a construção de uma nova estação ferroviária, numa distância de 150 metros. O objetivo é que fique mais próxima do Terminal Central.
Há ainda a proposta de implantação de passagens subterrâneas - na Cabo Diogo Oliver e Dr. Deodato Wertheimer - para eliminar as cancelas e melhorar a mobilidade urbana, tanto para veículos como para pedestres, especialmente aos cadeirantes, que poderão utilizar escadas rolantes e elevadores. Para os deficientes visuais há a proposta de implantar piso podotátil desde a entrada até a saída das estações.
Na área entre as passagens subterrâneas e no terreno de 2 mil metros quadrados, ocupado atualmente pela estação Mogi das Cruzes, deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping com praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP. Esta última etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura.
Brás Cubas e Jundiapeba
As estações de Brás Cubas e Jundiapeba também devem ser reformadas. De acordo com a CPTM, o projeto funcional das estações já foi concluído e, no momento, são elaborados os editais para licitação dos projetos básico e executivo.
De acordo com a estatal, a empresa Vetec Engenharia Ltda, vencedora da licitação, está desenvolvendo os projetos básico e executivo das duas estações. A estimativa é de que eles sejam concluídos em breve para que, no segundo semestre, seja aberta a concorrência pública para contratação da empresa responsável pelos trabalhos, estimados em R$ 70 milhões.
O projeto básico elaborado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes - e que foi aceito pela estatal - propõe a construção de uma passagem subterrânea entre o terminal de ônibus da Prefeitura, no Centro Cívico e a Rodoviária Geraldo Savone, no Mogilar. Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão, estima-se que todo serviço seja concluído até meados de 2015.
Já a Estação Central, segundo consta no projeto da Prefeitura, terá demolição total da atual estrutura e a construção de uma nova estação ferroviária, numa distância de 150 metros. O objetivo é que fique mais próxima do Terminal Central.
Há ainda a proposta de implantação de passagens subterrâneas - na Cabo Diogo Oliver e Dr. Deodato Wertheimer - para eliminar as cancelas e melhorar a mobilidade urbana, tanto para veículos como para pedestres, especialmente aos cadeirantes, que poderão utilizar escadas rolantes e elevadores. Para os deficientes visuais há a proposta de implantar piso podotátil desde a entrada até a saída das estações.
Na área entre as passagens subterrâneas e no terreno de 2 mil metros quadrados, ocupado atualmente pela estação Mogi das Cruzes, deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping com praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP. Esta última etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura.
Brás Cubas e Jundiapeba
As estações de Brás Cubas e Jundiapeba também devem ser reformadas. De acordo com a CPTM, o projeto funcional das estações já foi concluído e, no momento, são elaborados os editais para licitação dos projetos básico e executivo.
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