Enquanto o
projeto de construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido como
trem-bala, ainda está em discussão no âmbito do governo federal, outro
projeto sobre trilhos, de iniciativa do setor privado, em parceria com o
governo do Estado de São Paulo, já está com o processo licitatório
definido para o mês de outubro e as obras estão previstas para serem
iniciadas no ano que vem, com um prazo estimado de conclusão de três
anos.
O FERROVIÁRIO- ULTIMAS
SEMANAS. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
Denominado Trem
Intercidades, o projeto consiste em uma malha ferroviária de 430
quilômetros - com aproveitamento da faixa de domínio da CPTM -, e terá
velocidade média de 120 quilômetros por hora, podendo chegar a 160
quilômetros por hora. A informação foi dada pelo vice-governador de São
Paulo, Guilherme Afif Domingos, em entrevista exclusiva ao Broadcast.
O Trem
Intercidades vai interligar, inicialmente, dois principais eixos do
Estado. O primeiro ligará a Capital a Campinas, Americana, Jundiaí,
Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos e o outro ligará São
Paulo a Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e
Pindamonhangaba. A estação na Capital deverá servir de ligação com o
trem bala do governo federal e com o metrô paulistano.
O projeto foi
idealizado pelo BTG Pactual e pela Estação da Luz Participações (EDLP). O
montante a ser investido é de R$ 18 bilhões, no esquema de Parceria
Público Privada (PPPs), sendo que cerca de R$ 4 bilhões do governo do
Estado.
"A expectativa é
fechar a concorrência pública em outubro, para começarmos as obras no
ano que vem", disse Guilherme Afif, que também preside o Conselho Gestor
de PPPs estadual. Ele ressaltou que os R$ 4 bilhões provenientes dos
cofres do governo paulista "já estão previstos no Orçamento". E que este
projeto "é a menina dos olhos do momento".
O controlador e
presidente da Estação da Luz Participações, Guilherme Quintella,
afirmou que o objetivo é entregar os estudos técnicos do projeto até o
mês de julho. "Estamos trabalhando com uma grande equipe para isso",
contou o empresário, afirmando estar 'animado' com este projeto.
A decisão da
escolha da estação central em São Paulo, que integrará TAV, o
Intercidades e o Metrô (futura linha 6), é uma das decisões mais
aguardadas para o projeto. Empresários consultados pela reportagem
afirmam que quanto melhor a conectividade dos sistemas, mas atrativo ele
será.
Os locais mais
cotados para receber essa estação central são a Estação da Luz (junto
com o complexo Julio Prestes); a Água Branca e a região do Campo de
Marte, que precisaria de uma extensão do metrô no local. A definição
passa também pelo crivo da Prefeitura de São Paulo, que precisa acordar a
questão dos terrenos a serem cedidos com os governos estadual e
federal.
UMA FERROVIA COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES! EM MAIO, O PODER INGLÊS ENTRA NA SUA CASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário