Um
recurso administrativo suspendeu o processo de licitação para a
construção da Linha 13-Jade, que vai ligar a estação Engenheiro Goulart,
na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O
recurso foi apresentado por uma das empresas consideradas
desqualificadas para executar a obra durante a análise prévia da
documentação. A retomada do projeto ainda não tem data definida para
ocorrer, de acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São
Paulo, Jurandir Fernandes.
Ele
afirma que a fase de pré-licitação da obra é lenta, pois enfrenta
questionamentos das empresas. 'Paralisações podem durar uma semana ou
meses. Nesse caso, já estamos analisando a liberação', disse.
Em
dezembro, quando a linha foi lançada a intenção do governo do Estado
era assinar o contrato com a empresa que seria responsável pela obra
neste mês. 'É muito difícil prever agora', diz. Quando a obra foi
lançada, a previsão era de conclusão até o fim de 2014, mas com o
provável adiamento da assinatura do contrato o prazo não deve ser
cumprido, já que a obra dura de 18 a 24 meses. O projeto vai custar R$
900 milhões e os trens cerca de R$ 300 milhões. O projeto será
financiado pela agência francesa ADF, que deve liberar 500 milhões de
euros para o governo paulista. A Linha 13-Jade da CPTM terá 11 quilômetros e demanda prevista de
120 mil passageiros por dia. O trajeto deve ser feito em 17 minutos.
Concessão
O
secretário de transportes informou ainda que o governo do Estado deve
conceder a linha para a iniciativa privada após a construção. 'Já há
empresas interessadas. Vamos analisar o modelo. A empresa pode, por
exemplo, comprar o trem e equipamentos para a linha férrea, além de
operar a linha', afirma. Jurandir Fernandes diz ainda que a
concessionária poderia construir a extensão da linha 13 para o bairro
São João, um dos mais populosos de Guarulhos e que está localizado atrás
do aeroporto.
O
governo também deve conceder o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da
Baixada Santista e estuda a concessão dos monotrilhos da Linha 17-Linha
Ouro (Jabaquara-Aeroporto de Congonhas-Morumbi) e Linha 15-Prata
(Ipiranga-Cidade Tiradentes). Os três projetos são construídos pelo
governo do Estado e seriam concedidos para um operador ao fim das obras.
O
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