Bagageiros nos trens que ligarão a capital ao Aeroporto Internacional de
Guarulhos, na Grande São Paulo, e serviço de check-in nas estações. A parada
final, no entanto, ficará a cerca de dois quilômetros dos principais pontos de
embarque de Cumbica.
As novidades foram divulgadas ontem pelo secretário estadual dos Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, no evento que marcou o lançamento do edital
para contratação das obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM). O ramal, de 11 km, terá três estações: Aeroporto,
Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, que será conectada à Linha 12-Safira.
A construção, segundo o cronograma apresentado pelo governador Geraldo
Alckmin (PSDB), começará em março do próximo ano e deve terminar 18 meses
depois. A linha não será entregue até a Copa do Mundo, em junho de 2014.
De acordo com Fernandes, dos cerca de 34 milhões de passageiros de Cumbica
neste ano, 6 milhões não despacham bagagens. Eles serão os primeiros
beneficiados pelo serviço de check-in nas estações. "Já avisamos todas as
operadoras de aviação para que comecem a considerar que nós vamos reservar
espaços para totens nas estações para fazer o check-in remoto."
O serviço deve ser realizado nas estações da Linha 13-Jade. Depois, poderá
chegar ao Brás, para onde há projeto de expansão do ramal. Todos os oito trens
com destino a Cumbica terão bagageiros nos vagões e espaços maiores para malas
grandes ao lado das portas. As composições, com oito carros cada, também serão
interligadas umas às outras, a exemplo do que acontece na Linha 4-Amarela do
Metrô.
Distância. Uma dificuldade, porém, diz respeito à distância que a Estação
Aeroporto ficará dos Terminais 1 e 2 e do futuro Terminal 3 de Cumbica, já em
construção. Ela será construída à margem da Rodovia Hélio Smidt, ao lado do
Terminal 4, popularmente conhecido como "puxadinho". Dos 88 mil passageiros que
passam por dia por Cumbica, só 4,7 mil usam esse terminal, que serve apenas às
companhias Trip e Azul.
O autônomo Eduardo Gonçalves Morais, de 36 anos, pega avião mensalmente em
Guarulhos para visitar a filha na Bahia. Hoje, ele chega ao aeroporto com o
ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que sai da Estação
Tatuapé, na zona leste da capital. Para ele, a locomoção com malas será
prejudicada pelo fato de a estação ficar longe da maior parte do aeroporto.
"Principalmente, as bagagens maiores."
Originalmente, o governo do Estado pretendia montar a estação dentro do
aeroporto, perto dos Terminais 1 e 2. O local escolhido, segundo o secretário
dos Transportes Metropolitanos, era o estacionamento. Mas a concepção mudou
depois que a nova concessionária assumiu o comando da administração de Cumbica,
em novembro. "Com o advento dessa nova concessão, entendemos que a grande área
de concentração popular de gente, maciça, vai ser em torno do Terminal 4, porque
aquela área que hoje existe de carga vai ser transformada em shoppings,
cafeterias, cinemas", afirmou Fernandes.
Monotrilho. O presidente do consórcio GRU Airport, Antônio Miguel Marques,
disse ontem, no entanto, que um sistema de transporte será construído no
aeroporto para transportar passageiros que chegarem pela CPTM. O mais provável é
que um monotrilho suspenso, parecido ao do parque de diversões da Disney na
Flórida, nos Estados Unidos, faça essa ligação. Entre os Terminais 3 e 4, o
percurso por meio desse modal levará três minutos e será gratuito.
Marques afirmou que esse serviço de transporte vai ser inaugurado um dia
antes da abertura da Estação Aeroporto da CPTM, no segundo semestre de 2014. As
obras em Cumbica começarão no meio de 2013. No futuro, a Linha 13 poderá ser
estendida até a Vila São João, em Guarulhos, ao lado do aeroporto.
Maior rapidez. A supervisora Juliana Alcântara, de 20 anos, trabalha em uma
doceria do aeroporto. Ela mora em Barueri, na Grande São Paulo, e conta que
demora mais de duas horas para chegar ao trabalho. Ela diz que, com a linha de
CPTM e o monotrilho, sua vida melhorará muito. "Vai facilitar demais. Não
ficarei mais sujeita ao trânsito dentro do ônibus."
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