O antigo bar da Estação Ribeirão
Pires, construído na década de 1930, foi tombado provisoriamente pelo
Conselho de Patrimônio do município. Apesar de o
conjunto ferroviário da cidade ser reconhecido como patrimônio pelo
Condephaat desde 2011, o bar não estava contemplado e, por
isso, corria risco de desaparecer. A indicação do tombamento municipal
foi sugerida pelo Condephaat como forma de preservar o elemento
arquitetônico fundamental para a compreensão e recomposição histórica da
estação.
O pedido de tombamento foi feito pelo historiador e
professor Emerson Tognetti. “Fiz estudo com pelo menos 12 bens da cidade
que deveriam ser tombados, incluindo o antigo bar. Quando houve o
tombamento do conjunto ferroviário, o Condephaat acabou deixando o bar
de fora, mas acredito que ele também faz parte da memória ferroviária
não apenas do município, mas do Estado. Isso porque, segundo meus
estudos, este é o último barzinho do tipo ainda de pé.”
A partir do tombamento provisório, publicado no
Diário Oficial no dia 14/07/2016, a CPTM poderá solicitar a impugnação do processo em prazo de 15
dias. Quem analisará o pedido é o Conselho de Patrimônio municipal. Se o
conselho não aceitar o recurso, caberá à CPTM recorrer ao Prefeito
Saulo Benevides. Se ele negar o recurso, o bem é tombado em
definitivo, tornando-se o segundo patrimônio reconhecido pelo conselho
municipal – o primeiro foi a Casa Herbert Richers. A cidade tem ainda
dois patrimônios tombados pelo Estado: a Capela do Pilar e a própria
estação ferroviária. “De qualquer forma, nos próximos 180 dias, que é o
tempo máximo de duração de todo esse processo, a preservação está
garantida”, destaca Tognetti.
A CPTM informou que está analisando o processo, sem
fornecer detalhes se pretende entrar com impugnação ou aceitar o
tombamento do bem.
Histórico
A Estação Ribeirão Pires foi
inaugurada em Março de 1885. Construída no estilo vitoriano inglês pela
empresa São Paulo Railway, assim como outras estações do período,
adotava um padrão de edificações. Sua cafeteria era simples porque a
estação era e continua sendo suburbana, de terceira classe. O mesmo
padrão é percebido em Mauá, que teve seu bar construído em 1936. Em
Ribeirão, o proprietário do antigo bar era o imigrante italiano Jacynto
Gasperini, natural de Trento.
Em 2010, o Diário do Grande ABC registrou protesto de moradores do
município, que fizeram abraço simbólico ao quiosque a fim de impedir a
sua demolição. Hoje, o bar está abandonado e com várias pichações.
Fonte da Notícia: Diário do Grande ABC
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