Nova Estação Suzano (Linha 11-Coral) |
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Suzano na manhã
de 11/02/2016 para fazer a entrega da primeira etapa das
obras de reconstrução da Estação Suzano, que atende a Linha 11-Coral da CPTM. O prédio, que começou a ser reformado em 2011, a princípio,
deveria ter sido inaugurado em 2013. No total, foram nove adiamentos. A
nova estação foi aberta ao público às 4h de 12/02/2016.
De
acordo com Alckmin, com a nova estação, a região receberá mais viagens
do Expresso Leste. "A partir de amanhã [sexta] serão mais seis trens do
Expresso Leste para evitar baldeação. Isso é 20% a mais de trem. Em Março de 2016 a Linha 11 da CPTM receberá mais dois novos trens série 8500 com
ar-condicionado", explica o Governador. Antes eram 24 viagens e, a
partir desde semana passada, estão sendo 30.
De acordo com o Governo do Estado,
nesta primeira etapa, das 14 escadas rolantes já instaladas, 6 entrarão
em operação e, dos 4 elevadores implantados, 3 operam. Os demais
equipamentos, segundo o governo, integram a segunda etapa, quando a
estação terá uma nova plataforma. Segundo o governador, uma nova
licitação será aberta para a escolha da empresa que concluirá o serviço,
previsto para ser entregue em 2017. "Essa nova licitação será aberta em
março", diz.
Vistorias
Entre o final de Janeiro e começo de Fevereiro de 2016, o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, fez
duas visitas nas obras da estação. Segundo ele, as vistorias serviam
para acelerar os trabalhos. "É um monitoramento para vermos se o que
planejamos aconteceu", explica.
Outra questão que chamou a atenção
durante a última visita do presidente foram as catracas que,
aparentemente, eram usadas. "Se a gente puder reaproveitar catracas que
já são utilizadas não tem problema. Elas não fazem parte da obra, são
patrimônio da CPTM. Elas têm uma inteligência acoplada", explica
Magalhães.
Adiamentos
O prazo inicial para a
entrega da estação era o final de 2013. Na época, a CPTM informou que o
cronograma da Estação Suzano foi alterado devido a entraves não
previstos durante os processos de desapropriação, além das obras de
segregação do transporte de carga, que também provocaram atrasos.
Depois,
chegou a ser informado que a estrutura seria inaugurada em 2014. A data
foi adiada para 2015.
Segundo a CPTM, um dos motivos para os sucessivos
atrasos são os entraves burocráticos durante o processo de
desapropriação de alguns imóveis no entorno da estação. Outra
dificuldade foi em relação à separação de uma linha exclusiva para a MRS
Logística, que opera os trens de carga.
Nova licitações
Ainda
em Suzano, o Governador Geraldo Alkmin disse que as obras da Marginal
do Una, em Suzano e da duplicação da Mogi-Dutra, trecho de Arujá, serão
relicitadas. As prioridades, segundo ele, são para os serviços que estão
em andamento.
Fonte da Notícia: Revista Ferroviária
Imagem: Portal Via Trólebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário