Trem Série 2100 na Estação da Luz (Linha 10-Turquesa) |
A instalação e operação dos novos sistemas de sinalização das seis
linhas da CPTM esta
atrasada.
Os prazos para as mudanças de tecnologia que devem permitir a redução
dos intervalos nos 260 km de linhas metropolitanas, foram dadas a
partir de 2007, e até 2012 todos as ligações ferroviárias deveriam
contar com a nova funcionalidade.
Em 2007, a Companhia fechou financiamento do Bird para implantar o
chamado ATC nas Linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época
de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union
Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para
4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a Linha 9-Esmeralda,
que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre
Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. Em 2014, a CPTM deu um novo
prazo pra 2015.
Já em 2009 a CPTM assinou um contrato de € 280 milhões com um
consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela
brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. Este contrato prevê a
implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o
chamado CBTC, nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral.
Naquele ano, as Linhas 8-Diamante e 11-Coral tinham o prazo de 18 meses, ou seja,
2012 para finalização dos trabalhos a partir da assinatura do contrato.
Na Linha 10-Turquesa, o prazo era de 18 meses após terminada a instalação nas Linhas 8-Diamante e 11-Coral
A CPTM informa em nota que o cronograma será reformulado. “Os
novos sistemas de sinalização estão parcialmente implantados em várias
linhas. A CPTM suspendeu temporariamente a execução dos contratos em
razão de readequação financeira, o que exigirá mudanças no cronograma”, diz a CPTM.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem de Diego Silva
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