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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Implantação de ATC e CBTC segue atrasada em todas as linhas da CPTM

Trem Série 2100 na Estação da Luz (Linha 10-Turquesa)
A instalação e operação dos novos sistemas de sinalização das seis linhas da CPTM esta atrasada.

Os prazos para as mudanças de tecnologia que devem permitir a redução dos intervalos nos 260 km de linhas metropolitanas, foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos as ligações ferroviárias deveriam contar com a nova funcionalidade.

Em 2007, a Companhia fechou financiamento do Bird para implantar o chamado ATC nas Linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a Linha 9-Esmeralda, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. Em 2014, a CPTM deu um novo prazo pra 2015.

Já em 2009 a CPTM assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. Este contrato prevê a implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o chamado CBTC, nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral.

Naquele ano, as Linhas 8-Diamante e 11-Coral tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para finalização dos trabalhos a partir da assinatura do contrato. Na Linha 10-Turquesa, o prazo era de 18 meses após terminada a instalação nas Linhas 8-Diamante e 11-Coral
 
A CPTM informa em nota que o cronograma será reformulado. “Os novos sistemas de sinalização estão parcialmente implantados em várias linhas. A CPTM suspendeu temporariamente a execução dos contratos em razão de readequação financeira, o que exigirá mudanças no cronograma”, diz a CPTM.
 
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus 
Imagem de Diego Silva

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