O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, no Palácio
dos Bandeirantes, para discutir temas da pasta no Estado.
A primeira pauta foi sobre o Rodoanel Norte onde o Alckmin diz que
não recebeu nenhuma verba do Governo Federal neste ano. Estava previsto o
desembolso de R$ 176 milhões por parte da União.
“Destacamos ao ministro a necessidade dos recursos para este ano e para o próximo”, informou Alckmin ao citar a obra do Rodoanel Norte. “É uma obra que está indo muito bem, com 4.700 trabalhadores. Os recursos são importantes para a manutenção dos empregos”, explicou Alckmin.
Com 44 km de extensão, o valor atualizado dos investimentos no
Rodoanel Norte é de R$ 6,85 bilhões, sendo R$ 4,30 bilhões em obras e R$
2,55 bilhões em compensações ambientais, desapropriações,
reassentamentos, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento,
comunicação e obras complementares. Os recursos são originários de
convênio entre União e Estado (R$ 2,05 bilhões), Tesouro Estadual (R$
2,78 bilhões) e BID (empréstimo de R$ 2,01 bilhões). A previsão é que o
ultimo trecho do Rodoanel seja entregue em 2017 e ligará a Rodovia
Presidente Dutra a Rodovia dos Bandeirantes, passando pela Rodovia
Fernão Dias e tendo um acesso ao Aeroporto de Guarulhos.
Durante o encontro entre o governador e o ministro, ficou acertado
também que haverá uma reunião técnica, em Brasília,
para discutir a compatibilização entre os trens de carga e de
passageiros.
Sobre o trem intercidades, o Governo de São Paulo aguarda aval do
Governo Federal sobre o tema pois a faixa de domínio onde o trem
pretende passar, fica em grande parte do trajeto ao lado dos trens de
carga sob concessão da União. A documentação foi protocolada em abril
de 2014, em Brasília, e reiterado em Setembro de 2015.
Com relação ao Ferroanel, projeto de linha de trem de carga que
pretende desafogar as linhas da CPTM, fazendo com que os trens passem
por for a da cidade, o Governo do Estado apresentou duas propostas ao
Governo Federal: autorizar a DERSA/SA a fazer o projeto de engenharia
considerando uma futura duplicação de via entre Manuel Feio e Perus,
além da União assumir o compromisso de executar a obra do Ferroanel.
A previsão de início ainda não está definida. O prazo para a
conclusão do empreendimento é de 48 meses a partir do começo das obras.
Quando estiver completo, o anel ferroviário tangenciará a Região
Metropolitana de São Paulo e interligará as regiões de Campinas, Vale do
Paraíba e Baixada Santista.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
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