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Obras da Nova Estação Poá (Linha 11-Coral) |
A finalização das obras de modernização da Estação de Poá, na Linha
11-Coral deverá sofrer novo atraso segundo a CPTM. Já as novas estações de Suzano e Ferraz de
Vasconcelos devem ser entregues ainda em 2015. Desde
2012, os prazos para a conclusão das obras sofrem alterações.
O morador de Suzano Alexandre Montezuma de Camargo utiliza, diariamente,
a Linha 11-Coral, e reclama das condições da estação durante as obras que,
segundo ele, acontecem lentamente. “Eu entendo que a obra é para
melhorar um serviço que está sendo prestado. Mas a CPTM tem que
considerar que, enquanto a obra está acontecendo, as pessoas continuam
usando a estação. A empresa precisa ter um cuidado, pensar nos riscos,
no incômodo causado, e isso não acontece”, destacou o internauta que
denunciou a situação das estações da Linha 11-Coral pela ferramenta
colaborativa VC no G1.
O prazo inicial para a entrega das estações de Suzano e Ferraz era o
final de 2013. Em nota, a CPTM informou que o cronograma de entrega da
Estação Suzano foi alterado nos últimos dois anos devido a entraves não
previstos durante os processos de desapropriação e necessidade de
descontaminação do solo que antes era ocupado por um posto de
combustíveis, além das obras de segregação do transporte de carga, que
também provocaram atrasos.
Já em Ferraz de Vasconcelos, a CPTM diz que as obras tiveram
interferências em razão da necessidade de readequação de uma galeria do
sistema de águas pluviais do lado sul, que impossibilitava a conclusão
da implantação da nova infraestrutura da via férrea. O traçado precisou
ser modificado para receber a nova plataforma da estação. Outro fator
que impactou na alteração do cronograma foi a implantação da passarela
provisória de transposição da via que, por estar em uma área de
preservação permanente, exigiu a aprovação da Cetesb autorizando a realização do serviço. As
duas estações devem ser entregues ainda no segundo semestre deste ano.
Poá
Já com relação as obras de modernização da Estação Poá, a CPTM informou
que “a finalização das obras depende da disponibilidade de recursos
orçamentários, o que impactará no cronograma de conclusão dos
trabalhos”. Não há previsão de quando isso deve acontecer. Nas outras
prorrogações, a companhia informou que a revisão de prazo ocorreu em
função da necessidade de adequação dos projetos da estação visando
atender a NR 24.
A CPTM diz ainda que a demora na remoção de poste e rede elétrica, por
parte da concessionária de energia, para permitir a construção do poço
do elevador do mezanino do lado norte da estação, também impactou no
prazo. Além disso, houve a necessidade de aumentar o comprimento das
plataformas e da cobertura da estação em cerca de 30 metros em relação
ao projeto original. No entanto, A EDP informa que a remoção do poste
foi realizada dentro do prazo e de acordo com a Resolução Normativa
414/2010 da Aneel, órgão
regulador do setor elétrico.
As obras de modernização, até o momento, contemplaram a finalização da
plataforma norte (sentido capital) com a instalação das calhas, portão,
luminárias, corrimão e montagem de cobertura.
As obras de reconstrução da Estação Suzano estão sendo realizadas pela
empresa Mendes Junior e a reconstrução da Estação Ferraz de Vasconcelos
pelo Consórcio TSJ Ferraz. Já a modernização da Estação Poá é feita pelo
Consórcio Pedra Coral. O investimento para reconstruir a Estação Suzano
é de R$ 45 milhões e, de Ferraz, de R$ 41,8 milhões. A obra de
modernização da Estação Poá vai custar cerca de R$ 16 milhões.
Fonte da Notícia & Imagem: G1
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