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segunda-feira, 25 de maio de 2015

Burocracia atrasa modernização das estações da Linha 10-Turquesa

Atual Estação Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa)
Prometidos por meio do PAC Mobilidade, os recursos para a reconstrução das Estações da Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) estão travados pela burocracia.

Segundo a CPTM, nova diretriz publicada em abril pelo Ministério das Cidades emperrou o processo. A Pasta federal, por sua vez, afirma que faltam documentos para concluir a aprovação dos repasses para as intervenções.

Enquanto isso, as estações seguem aguardando reforma, prometida para ser iniciada ainda em 2014, mas que até agora não começou. A CPTM afirma que todos os projetos que pleiteavam verba do PAC, incluindo os da Linha 10 – Turquesa, foram considerados aptos a receber recursos do OGU , por meio de seleção publicada na Portaria 223 de 25/04/2014 do Ministério das Cidades. Segundo nota enviada pela companhia “desde essa data era possível assinar o termo de compromisso junto ao governo federal para se tornar efetivo o repasse dos recursos.”

Sendo assim, até o dia 15/04/2015 não havia nenhuma pendência por parte da CPTM e do Governo do Estado junto à Pasta federal para se efetivar a transferência. No entanto, na mesma data a companhia informa que o Ministério da Cidades comunicou a nova diretriz.

Com a mudança, a CPTM diz que será necessário encaminhar a documentação novamente à Caixa Econômica Federal para análise a fim de que, posteriormente, seja assinado o termo de compromisso com vigência e repasse da verba.

Questionado pelo Diário, o Ministério das Cidades alegou ter realizado apenas a republicação da diretriz, sem qualquer alteração. Em nota, ressaltou que só poderá liberar os recursos quando o Estado apresentar “solução para as pendências de titularidade, licenciamento e engenharia da referida obra.”

Ao todo, os investimentos para modernização de 18 estações, incluindo as do Grande ABC, são da ordem de R$ 760 milhões, sendo R$ 590 milhões do OGU e R$ 170 milhões de contrapartida do Estado.

Obras preveem readequar estruturas à demanda atual

A modernização de 18 estações da CPTM tem como principal objetivo readequar os espaços para a atual demanda de passageiros que têm optado por usar transporte público para se locomover entre as cidades. Atualmente, a Linha 10-Turquesa tem média diária de aproximadamente 353,9 mil usuários diários.

Com arquitetura moderna, os projetos das estações vão dispor de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência.
 
Fonte da Notícia: Diário do Grande ABC
Imagem: Apontador

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