No mês passado, Trem Série 2100 foi atingido por raio e pegou fogo |
Nesta semana ao menos 2 trens da Linha 10-Turquesa da CPTM pegaram
fogo. Em pelo menos 5 vezes em menos de um ano, composições da Série
2100 apresentaram este tipo de problema.
Em 20.11.2013 um superaquecimento nos freios de um trem
de mesma série paralisou o funcionamento da linha que liga o Brás a
região do ABC. Em Janeiro de 2014 após apresentar um problema, outro trem pegou
fogo na Estação Mauá. Meses depois outra composição da Série 2100 pegou
fogo na cidade de Rio Grande da Serra, no dia 02.09.2014.
De acordo com a CPTM as causas estão sendo analisadas: “Todos
os trens passam por manutenção preventiva diariamente e corretiva
sempre que necessário. As causas da ocorrência estão em análise” diz a nota da CPTM.
A empresa esta em processo de compra de 65 novas composições.
Perguntamos para a CPTM se a Linha 10-Turquesa será contemplada com a compra.
Segundo a Companhia, todas as seis linhas devem receber os trens “de acordo com a necessidade operacional”. As primeiras unidades começam a ser entregues em 2015.
A história da Série 2100
Os trens da série 2100 foram fabricados pela CAF e adquiridos pela
CPTM no final dos anos 90. Foram produzidos na Espanha em 1975. Na época
em que foram adquiridos pela CPTM, foram os primeiros equipados com ar
condicionado. Rodaram durante um período de testes na Linha 11 – Coral, entre Corinthians – Itaquera e Guaianazes.
Também prestaram serviços na Linha 12 – Safira e na Linha 9-Esmeralda.
Fonte da Notícia e Imagem: Portal Via Trólebus
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