Lotação Excessiva na Linha 11-Coral. Créditos Reservados ao Autor |
Mais
de 60,1 mil passageiros enfrentam superlotação nos trens diariamente.
Os dados estão em um estudo realizado pela Secretaria de Estado de
Transportes Metropolitanos que também aponta o embarque de 126.458
pessoas nas linhas 11-Coral e 12-Safira. Os
dados têm como base o ano de 2010. Os resultados foram obtidos levando
em consideração o período da manhã.
A Linha 11-Coral tem a situação mais crítica do Estado de São Paulo. Nela, quase 68% dos passageiros enfrentam trens da CPTM lotados. São 84.480 embarques, sendo que 55.684 são considerados como carregamento críticos. O estudo intitula como carregamento crítico quando é ultrapassada a quantidade de seis pessoas por metro quadrado.
Na Linha 12-Safira, a situação é mais tranquila. Dos 41.978 embarques diários, somente 4.418 enfrentam superlotação.
O levantamento também dá um panorama de como serão os embarques nas linhas de trens da região até 2030. O governo estadual estima que neste período, na Linha 11, a quantidade de passageiros de trens deve aumentar 24,4% em comparação com 2010. Em contrapartida, a estimativa é que a superlotação diminua 23,01%. Em 2030, a Linha 11 deve ter 105.098 embarques, sendo 72.870 considerados carregamentos críticos (confira quadro com a evolução dos embarques nesta página).
Na Linha 12, o número de embarques também deve aumentar, porém a superlotação também deverá ter crescimento até 2030. Neste ano, é estimado que 58.907 pessoas utilizem o trem, sendo que 25.165 vão enfrentar superlotação.
“A Rede Futura apresenta uma tendência de diminuição na extensão da rede de trilhos com carregamento acima de seis passageiros/m² no último ano de análise com uma queda de 20% da rede saturada em 2010 para cerca de 6% da rede saturada em 2030”, diz o estudo intitulado "Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo" elaborado com o apoio do Banco Mundial e do JBIC.
O levantamento aponta que a Estação Suzano é uma das mais movimentadas do Estado com uma demanda superior a 100 mil embarques em horário de pico. O documento afirma ainda que apesar dos investimentos que estão sendo realizados na Linha 11, continua sendo uma das que possuem situação mais crítica entre todas da CPTM.
“A Linha 11 - Coral Expresso Leste continua a ser a linha da CPTM com carregamento crítico mais intenso, apresentando valores semelhantes àqueles de 2010”.
A Linha 11-Coral tem a situação mais crítica do Estado de São Paulo. Nela, quase 68% dos passageiros enfrentam trens da CPTM lotados. São 84.480 embarques, sendo que 55.684 são considerados como carregamento críticos. O estudo intitula como carregamento crítico quando é ultrapassada a quantidade de seis pessoas por metro quadrado.
Na Linha 12-Safira, a situação é mais tranquila. Dos 41.978 embarques diários, somente 4.418 enfrentam superlotação.
O levantamento também dá um panorama de como serão os embarques nas linhas de trens da região até 2030. O governo estadual estima que neste período, na Linha 11, a quantidade de passageiros de trens deve aumentar 24,4% em comparação com 2010. Em contrapartida, a estimativa é que a superlotação diminua 23,01%. Em 2030, a Linha 11 deve ter 105.098 embarques, sendo 72.870 considerados carregamentos críticos (confira quadro com a evolução dos embarques nesta página).
Na Linha 12, o número de embarques também deve aumentar, porém a superlotação também deverá ter crescimento até 2030. Neste ano, é estimado que 58.907 pessoas utilizem o trem, sendo que 25.165 vão enfrentar superlotação.
“A Rede Futura apresenta uma tendência de diminuição na extensão da rede de trilhos com carregamento acima de seis passageiros/m² no último ano de análise com uma queda de 20% da rede saturada em 2010 para cerca de 6% da rede saturada em 2030”, diz o estudo intitulado "Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo" elaborado com o apoio do Banco Mundial e do JBIC.
O levantamento aponta que a Estação Suzano é uma das mais movimentadas do Estado com uma demanda superior a 100 mil embarques em horário de pico. O documento afirma ainda que apesar dos investimentos que estão sendo realizados na Linha 11, continua sendo uma das que possuem situação mais crítica entre todas da CPTM.
“A Linha 11 - Coral Expresso Leste continua a ser a linha da CPTM com carregamento crítico mais intenso, apresentando valores semelhantes àqueles de 2010”.
Fonte da
Notícia: Diário de Suzano
DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2014
DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário