- Bem, agora já foi, não há mais nada a fazer
- Descanse em paz, meu amigo
- Desejo-lhe o memo
O caixão desce e é enterrado pelos coveiros
Passam-se os anos: 1901, 1902.... 1912
A São Paulo Railway começa a quebrar seu monopólio ainda mais, mesmo dividindo os lucros e as despesas com a EFCB e a EFS. Em 1912, a Estrada de Ferro Sorocabana se tornou sócia majoritária da São Paulo Railway, até então o sócio majoritário era o governo inglês, a companhia construiu a Estrada de Ferro Marinque-Santos e foi o início da decadência do Monopólio inglês
Em 1914, James o amigo de Engenheiro Fox falece na Inglaterra e é enterrado junto com o amigo falecido em 1901
1946, as ações inglesas na São Paulo Railway despencaram em crise e no mesmo ano acabava o contrato de 80 anos que o Engenheiro Fox tinha feito com o governo brasileiro para governar a ferrovia
O governo britânico decide vender suas ações para o Governo de São Paulo e ele cria a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a qual permaneceu até 1976
Chegou o fim da era inglesa ferroviária no Brasil, os ingleses deixaram grandes arquiteturas nas estações que construiu, e essas arquiteturas podem ser vistas ainda pela CPTM nas Estações Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Água Branca, Perus, Jaraguá, Franco da Rocha, Jundiaí e a clássica Estação da Luz.
Em 1957, o trem série 100 (atual Série 1100), foi fabricado e se tornou o primeiro trem de aço inox do Brasil. O trem ainda opera na atual Linha 7-Rubi da CPTM, mesmo já tendo a idade avançada de 57 anos
Em 1976, a EFSJ deixa de existir e a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima RFFSA (empresa privada) assume as linhas da EFSJ e da EFCB, que também deixa de existir
Em 1992, o serviço já estava precário e a RFFSA se transforma na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa que opera até hoje as antigas linhas
Atualmente, as linhas de incorporavam a São Paulo Railway são as linhas 7-Rubi (Luz- Francisco Morato- Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás- Rio Grande da Serra). A Estação Paranapiacaba não funciona mais para passageiros.
A CPTM investe cada vez mais na modernização dessas linhas antigas, principalmente a 7-Rubi, considerada como pior linha da CPTM em 2013.
Resta saber que futuro terá as ferrovias brasileiras. Isso o tempo nos dirá
FIM
UMA BELA SENHORA QUE TRAFEGOU POR ESTE BRASIL. NÃO PERCA “A VELHA SENHORA”, DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:00 E EM SEGUIDA CONTINUE LIGADO NA ÚLTIMA SEMANA DE SPR: UMA LENDA INGLESA.
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