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segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Velhas Senhora- Capítulo 06- 26.08.2013

No início do século XIX, as rodas motrizes passaram a ser colocadas atrás da caldeira, permitindo desta forma aumentar o diâmetro das rodas e, consequentemente, o aumento da velocidade de ponta. O escocês James Watt, com a introdução de várias alterações na concepção dos motores a vapor, designadamente na separação do condensador dos cilindros, muito contribuiu também para o desenvolvimento dos caminhos de ferro.

Vamos ver agora como foi a aparição da primeira locomotiva a vapor no Brasil

A locomotiva a vapor chegou no Brasil em 1852 na Estrada de Ferro Petrópoles. A locomotiva foi chamada de "baronesa" para homenagear a Baronesa esposa do Barão de Mauá, personagem já visto em SPR: Uma Lenda Inglesa

Circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, com a presença da Comitiva Imperial quando foi inaugurada a E.F. Petrópolis num trecho de 14,5 km entre Mauá e Fragoso, fundada por Irineu Evangelista de Souza, Visconde e Barão de Mauá. Foi no ato de inauguração da nossa primeira ferrovia que o Imperador Dom Pedro II batizou de Baroneza a locomotiva, em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Dona Maria Joaquina, e foi nesta oportunidade tambem, que o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Sousa o título de Barão de Mauá.

Vejamos como foi a inauguração da locomotiva

- Senhor imperador, está contente por inaugurar a primeira estrada de ferro do Brasil?
- Sim, a ferrovia assim como na Inglaterra trará um avanço enorme para a economia carioca
 - Que bom, então vamos inaugura-la?
- Vamos sim, a locomotiva já está aí?
- Já sim, a inauguração da locomotiva acontecerá agora

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