Litorina da CPTM está sendo modernizada |
O secretário de Estado dos
Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o secretário Especial do
Governo do Estado de São Paulo, João Carlos Meireles, realizaram na manhã desta
terça-feira, 11/06, uma visita técnica às oficinas da CPTM, em Presidente
Altino. Na ocasião, eles inspecionaram o carro automotriz [com tração própria]
"Litorina", que passou, recentemente, por modernização, visando sua
utilização essencialmente nos trajetos do Expresso Turístico.
O presidente da CPTM, Mario Bandeira, o diretor de Operação e Manutenção, José Luiz Lavorente, acompanhados do assessor do secretário da Fazenda, João Paulo de Jesus Lopes, também participaram da visita.
Para conhecer o interior da automotriz, o grupo fez uma pequena viagem em uma linha de testes da oficina. Apesar de ser rápido o percurso, a litorina se mostrou bastante confortável e foi elogiado por todos. No que diz respeito ao interior da litorina, está fantástico: lindo, moderno e bem equipado", ressaltou o secretário Jurandir Fernandes.
Em seguida, os secretários e diretores da CPTM foram para as oficinas da Lapa para vistoriar os carros do Expresso Turístico. Na oportunidade, eles visitaram três carros de madeira, da São Paulo Railway [SPR], fabricados na década de 20, que estão abrigados no galpão da MRS.
Sobre a Litorina
O presidente da CPTM, Mario Bandeira, o diretor de Operação e Manutenção, José Luiz Lavorente, acompanhados do assessor do secretário da Fazenda, João Paulo de Jesus Lopes, também participaram da visita.
Para conhecer o interior da automotriz, o grupo fez uma pequena viagem em uma linha de testes da oficina. Apesar de ser rápido o percurso, a litorina se mostrou bastante confortável e foi elogiado por todos. No que diz respeito ao interior da litorina, está fantástico: lindo, moderno e bem equipado", ressaltou o secretário Jurandir Fernandes.
Em seguida, os secretários e diretores da CPTM foram para as oficinas da Lapa para vistoriar os carros do Expresso Turístico. Na oportunidade, eles visitaram três carros de madeira, da São Paulo Railway [SPR], fabricados na década de 20, que estão abrigados no galpão da MRS.
Sobre a Litorina
Fabricado em 1962 pela The Budd Company, o Rail Diesel Car, popularmente conhecido como Litorina, é um veículo ferroviário automotriz de passageiros, com copa, banheiro e espaço social. Essa unidade integrou uma frota composta por outros carros similares que prestavam serviços de luxo da rota São Paulo-Rio de Janeiro nos anos 1960 e 70. A capacidade é para 58 passageiros, todos sentados em confortáveis poltronas reclináveis, além de um lugar para cadeira de rodas.
Todo o acabamento interno do salão foi substituído pela CPTM, entre eles bancos, pisos, janelas, persianas e revestimentos. O carpete deu lugar a um novo piso emborrachado, resistente à abrasão e antiderrapante. Fechaduras, trincos, borrachas das portas, dos caixilhos laterais e das janelas foram trocados. A reforma também contempla a substituição das fórmicas das laterais e teto, limpeza, higienização e pintura de partes danificadas.
Turismo nos trilhos
Sucesso entre o público pela grande procura e pelos altos índices de aprovação [mais de 90% dos usuários avaliam positivamente o serviço], o "Expresso Turístico", inaugurado em abril de 2009, tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária. Atualmente, há três opções de trajeto semanais: Luz- Jundiaí [sábados], Luz- Mogi das Cruzes [domingos] e Luz- Paranapiacaba [domingos].
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário