Pesquisa

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SPR: Uma Lenda Inglesa- Capítulo 25- 07.06.2013

Barão de Mauá e Engenheiro Fox terminam de subir a Serra e vão para a casa de Fox

- Ai, ainda bem que chegamos
- Estou morto de cansaço, foi mais difícil subir do que descer
- É, a subida cansa mais
- Bom, agora vou descansar e amanhã trabalharei em cima do que vimos na lá Serra sobre o Rio do Rio Mogi
- Está bem, bom descanso Engenheiro
- Igualmente, e obrigado por me acompanhar até a Serra
- Imagina foi um prazer. Tudo pela nossa ferrovia cafeeira 

Passado uma semana, baseando-se no projeto que a ferrovia iria passar no Vale do Rio Mogi, Engenheiro Fox chama Barão de Mauá para se encontrarem pois o primeiro já tem uma proposta de altitude da ferrovia

- Bom dia Barão
- Bom Dia Engenheiro. Como passou essa semana?
- Muito bem, obrigado
- Me chamou aqui para que?
- Para conversarmos um pouco mais sobre a ferrovia
- Ah sim, era justamente isso que ia lhe dizer, já fazia uma semana que você não me retornava...
- Sim, estava planejando a nova ferrovia e já tenho mais um dado importante
- Ah que bom, por isso ficou trabalhando a semana inteira sem dar notícias
- Sim, estava calculando as altitudes que a ferrovia pode ter
- Como assim?
- Os níveis, declives, como quiser chamar
- Ah sim, e isso precisou de muitos cálculos creio eu
- Sim, mas não foi tão difícil pois com base nas informações da nossa descida na Serra, já pude ter noção mais ou menos da planície da ferrovia
- Bom então, sem mais delongas, vamos aos números
- Está bem. Primeiro a ferrovia terá que ser dividida em 4 declives com o comprimento de 1.781, 1.947, 2.096 e 3.139 metros, respectivamente, tendo cada um a inclinação de 8%. No final de cada declive, será construída uma extensão de linha de 75 metros de comprimento, chamada de "patamar", com uma inclinação de 1,3%. Em cada um desses patamares, deverão ser montadas uma casa de força e uma máquina a vapor, para promover a tração dos cabos.
- Nossa, quanta coisa para se fazer uma ferrovia
- Pois bem, só quem manja no assunto consegue desenvolver esse raciocínio completamente lógico
- Por mim eu gostei da ideia, já podemos começar as obras da ferrovia?
- Ainda não, precisamos da aprovação do Engenheiro Brunless, o que fez a maquete da ferrovia

SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário