Pesquisa

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Confirmado: O Fim do Tang

Adeus Tang
 
Após seguidos problemas, uma longa história e seguidas avarias, a composição 1605/1606 (conhecida entre os ferroviários por Tang ou F06) teve seu fim decretado. Informações de pessoas ligadas à CPTM mostram que a composição, após sofrer um incêndio criminoso na estação Itaim Paulista, deixou a operação no início deste mês. O trem segue a sina dos Eletrocarros e Fepasões: encostados e aguardando decisão da CPTM sobre seu futuro.
 
Seus últimos anos foram em operação na Linha 12-Safira (Brás x Calmon Viana), onde realizava poucas viagens semanais (normalmente, fora do horário de pico em determinados dias). A composição, de construção Budd, data da época de 1978. É um trem da série 1600, com as máscaras alteradas. Reza a lenda que este foi o trem que participou do acidente de Itaquera em 1987, vitimando quase 200 pessoas. Outros já dizem que esse foi o primeiro de uma série de composições que iria para uma suposta modernização, que não gerou grandes resultados e acabou ficando apenas nesse trem mesmo.

Recentemente, a composição 1605/1606 ficou imobilizada por quase dois meses, para correção de um problema nos compressores de ar. Apenas três semanas de circulação e o mesmo trem sofreu o ato de vandalismo. A CPTM, por decisão, achou melhor retirar a composição de sua habitual operação, dando números finais ao mesmo. Para o seu lugar (assim como para o lugar de outra composição que parece não figurar mais na tabela da Linha 12: 1603/1604), chegaram cinco composições da série 2070, que até então estavam na Linha 9-Esmeralda.

Os 'novos' trens possuem oito carros cada (os Budds contém 6 carros), ar-condicionado e modernos sistemas de frenagem e aceleração. Segundo informações próximas, os trens da série 2070 estão sendo de grande serventia para os usuários da Linha 12-Safira, uma vez que os mesmos agora contam com mais trens de oito carros com ar-condicionado, mais rapidez e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário