Adeus Tang
Após seguidos problemas, uma longa história e
seguidas avarias, a composição 1605/1606 (conhecida entre os ferroviários por
Tang ou F06) teve seu fim decretado. Informações de pessoas ligadas à CPTM
mostram que a composição, após sofrer um incêndio criminoso na estação Itaim
Paulista, deixou a operação no início deste mês. O trem segue a sina dos
Eletrocarros e Fepasões: encostados e aguardando decisão da CPTM sobre seu
futuro.
Seus últimos anos foram em operação na Linha
12-Safira (Brás x Calmon Viana), onde realizava poucas viagens semanais
(normalmente, fora do horário de pico em determinados dias). A composição, de
construção Budd, data da época de 1978. É um trem da série 1600, com as máscaras
alteradas. Reza a lenda que este foi o trem que participou do acidente de
Itaquera em 1987, vitimando quase 200 pessoas. Outros já dizem que esse foi o
primeiro de uma série de composições que iria para uma suposta modernização, que
não gerou grandes resultados e acabou ficando apenas nesse trem mesmo.
Recentemente, a composição 1605/1606 ficou imobilizada por quase dois meses, para correção de um problema nos compressores de ar. Apenas três semanas de circulação e o mesmo trem sofreu o ato de vandalismo. A CPTM, por decisão, achou melhor retirar a composição de sua habitual operação, dando números finais ao mesmo. Para o seu lugar (assim como para o lugar de outra composição que parece não figurar mais na tabela da Linha 12: 1603/1604), chegaram cinco composições da série 2070, que até então estavam na Linha 9-Esmeralda.
Os 'novos' trens possuem oito carros cada (os
Budds contém 6 carros), ar-condicionado e modernos sistemas de frenagem e
aceleração. Segundo informações próximas, os trens da série 2070 estão sendo de
grande serventia para os usuários da Linha 12-Safira, uma vez que os mesmos
agora contam com mais trens de oito carros com ar-condicionado, mais rapidez e
conforto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário