Trêm Série 5000 um trem que vai ficar na memória pelos paulistanos
Assim como tudo na vida, os trens também chegam ao fim. E assim, o ciclo da série 5000 da CPTM se encerra, de maneira crítica. Uma aquisição de respeito da lendária Fepasa, nada menos que 50 trens de aço inox que revolucionaram o transporte metropolitano da zona oeste e sul de São Paulo, se vê diante de um leilão, que irá sacramentar seu derradeiro fim nos trilhos paulistas.
No último dia 21, a CPTM publicou no Diário Oficial, a abertura de leilão para se desfazer de doze composições da série 5000. A renovação de frota começou ainda em 2010, com a assinatura de uma parceria público-privada, onde a vencedora (no caso, a CAF) forneceria 36 trens de oito carros cada, além de ganhar a manutenção dessa frota por 20 anos. Pois bem, já são 17 trens entregues e a empresa já decide se livrar da frota 5000.
Apesar de serem ótimos trens, com um desempenho razoável na linha em que opera, a frota 5000 sofre com constantes avarias, graças à falta de peças para sua manutenção (lembrando que são trens de construção francesa, com uma imensa dificuldade de encontrar sobressalentes). Com uma boa reforma, ainda seria possível garantir a circulação dessa frota por mais alguns anos. Mas nem Governo nem CPTM enxergam dessa forma, dando o veredito final para a Linha 8: 36 novos trens e nada de trem velho nesta linha.
Caro amigo, os trens da série 5000 realmente foram uma grande aquisição e cumpriram dignamente seu papel em nossos trilhos. Contudo a falta de peças de reposição e de interesse do poder publico fizeram com que esses gigantes da ferrovia sucumbissem ao modernismo e com a necessidade de atender a uma população mais exigente de mais conforto, deram um fim a uma gloriosa etapa de nossa linha 8.
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