A CPTM publicou, neste mês, edital de contratação de serviços de elaboração do projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo ramal para atendimento a Alphaville e Tamboré. A previsão é que a abertura das propostas ocorra no dia 2 de agosto, às 9h30.
De acordo com a companhia, em nota à redação, após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo. Portanto, a expectativa é de que esse serviço entre em operação após 2015. A CPTM informa também que as estações terminais e de conexão com a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) fazem parte dos estudos e da elaboração do projeto funcional, assim como a estimativa de custo de implantação e da demanda.
O desenvolvimento do projeto funcional está estimado em 10 meses, sendo que o prazo começa a contar somente após a sua efetiva contratação.
Promessa desde 2010
A implantação de um ramal da CPTM em Alphaville começou a ser discutida em junho de 2010. À época, a CPTM já informava sobre um estudo para a elaboração de um projeto de transporte não-poluente de média capacidade para ligar a linha 8-Diamante ao bairro.
Agora, a informação é que uma ligação do sistema de transporte metropolitano com a região de Alphaville consta do Projeto de Lei do PPA 2012-2015 e no Projeto de Lei da LOA para 2012, com previsão orçamentária.
De acordo com informações, o plano de investimentos para a malha ferroviária do governo do estado tem orçamento de R$ 19 bilhões e se concentra em sete projetos, muitos dos quais tiveram a fase de licitações iniciada neste ano. Considerando apenas o período de 2012 a 2015, a previsão é investir R$ 9,4 bilhões.
Os projetos previstos são: a extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) até Varginha, zona sul de São Paulo; os ettimxpressos do ABC e de Jundiaí; a ligação até Alphaville; os trens regionais para Santos e Sorocaba; e o trem até Guarulhos. Agora, pelas previsões da própria CPTM, a fase de licitações deve ter início em 2013.
Para Alphaville, conforme anunciado pelo governo, a intenção é implantar o ramal de trem, mas com padrão metrô, ou seja com trens menores, classificado como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No entanto, a definição virá a partir deste estudo, que está sendo contratado pela CPTM, porque ele apontará a demanda da região, o que poderá indicar qual o sistema ideal para atender Alphaville e Tamboré.
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